Cavs salvam primeiro 'match point' liderados por Irving e James

Warriors sem Green derrotados em casa

Iguodala perde a bola sob pressão de Thompson, LeBron e Irving
• Foto: USA Today Sports

Kyrie Irving e LeBron James estiveram segunda-feira imparáveis e os Cleveland Cavaliers venceram fora os Golden State Warriors, desfalcados do castigado Draymond Green, por 112-97 e mantiveram-se na corrida ao título da NBA.

Em desvantagem por 3-1, os Cavs estavam obrigados a vencer para os Warriors não revalidarem desde já o título e salvaram o primeiro 'match point', no primeiro jogo da história das finais em que dois jogadores da mesma equipa atingiram os 40 pontos.

Irving (17 em 24 nos lançamentos de campo, incluindo cinco em sete nos triplos) e James (16 em 30, quatro em oito nos triplos, 16 ressaltos e sete assistências) marcaram 41 pontos cada um, para um total de 82 - 73,2 por cento do total da equipa.

Além destes dois jogadores, apenas J. R. Smith marcou na casa das dezenas (10 pontos), merecendo ainda destaque os 15 ressaltos de Tristan Thompson, aos quais só juntou seis pontos, também porque falhou seis de 10 lances livres.

Na equipa da casa, Klay Thompson foi o melhor, com 37 pontos, mas, como os seus companheiros, 'desapareceu' após o intervalo: os Warriors marcaram 11 triplos na primeira parte e apenas três na segunda, nas mesmas 21 tentativas.

Por seu lado, Stephen Curry concretizou 25 pontos, mas só acertou cinco de 14 triplos, enquanto Andre Iguodala, titular na ausência de Draymond Green, terminou o embate com 15 pontos, 11 ressaltos e seis assistências.

Os Warriors entraram muito bem no encontro e ganharam rapidamente seis pontos de vantagem (9-3), que não conseguiram, porém, aumentar (17-11 e 22-16), para acabarem o primeiro período apenas três à maior (32-29).

Com os dois conjuntos com grande acerto, nomeadamente Klay Thompson (26 pontos na primeira parte), nos locais, e James (25) e Irving (18), nos forasteiros, o equilíbrio pautou o segundo parcial, que acabou empatado a 61 pontos.

Os 122 pontos ao intervalo selavam um novo máximo em finais, a meio de jogo, desde 1987.

A segunda metade começou equilibrada, mas, dois minutos volvidos, os Warriors perderam por lesão o gigante Andrew Bogut e, com um cinco mais pequeno (o chamado 'small ball'), começaram a ter problemas, e dos dois lados do campo.

Com Irving e James imparáveis, os Cavs foram-se destacando no marcador e chegaram à casa das dezenas (82-93), para terminarem o terceiro período com uma vantagem de nove (84-93).

No quarto período, os Warriors ainda se colocaram a seis pontos (96-102, a 6.38 minutos do final), mas, então, Irving marcou três cestos consecutivos, incluindo um triplo (96-109), e acabou em definitivo com as dúvidas.

A final, que podia ter acabado em Oakland, volta a Cleveland, palco do sexto jogo, na quinta-feira, dia em que os Warriors terão de volta Draymond Green. Na história da final, nunca uma equipa virou uma desvantagem de 3-1.

Jogo na Oracle Arena, em Oakland, Califórnia

Golden State Warriors-Cleveland Cavaliers, 97-112

Ao intervalo: 61-61

Golden State Warriors: Stephen Curry (25), Klay Thompson (37), Harrison Barnes (5), Andre Iguodala (15) e Andrew Bogut. Jogaram ainda Festus Ezeli (2), James McAdoo, Leandro Barbosa (3), Shaun Livingston (7), Anderson Varejão (3), Marreese Speights e Brandon Rush.

Treinador: Steve Kerr

Cleveland Cavaliers: Kyrie Irving (41), J. R. Smith (10), LeBron James (41), Kevin Love (2) e Tristan Thompson (6). Jogaram ainda Richard Jefferson (8), Matthew Dellavedova, Iman Shumpert (4), Maurice Williams, Timofey Mozgov, James Jones e Dahntay Jones.

Treinador: Tyronn Lue

Árbitros: Monty McCutchen, Marc Davis e Derrick Stafford.

Marcha do marcador: 32-29 (primeiro período); 61-61 (intervalo); 84-93 (terceiro período); 97-112 (resultado final).

Assistência: 19.596 espetadores.

Por Lusa
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de NBA

Resultados

Todos os números da competição na época 2020/21

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.