Equipa liderada por Rick Carlisle volta à decisão pelo segundo ano consecutivo
Os Indiana Pacers qualificaram-se na madrugada de quarta-feira pelo segundo ano consecutivo para a final da Conferência Este da NBA, depois de vencerem fora os Cleveland Cavaliers, por 114-105.
Quartos da fase regular na conferência Este, os Pacers surpreenderam os Cavaliers, que tinham tido o melhor registo, e venceram a eliminatória por 4-1, ficando agora à espera do rival na final, que sairá do duelo entre os campeões Boston Celtics, do português Neemias Queta, e os New York Knicks, que lideram por 3-1.
No jogo cinco da eliminatória, os Pacers confirmaram a qualificação em Cleveland, em mais uma excelente exibição do base Tyrese Haliburton, com 31 pontos, oito assistências e seis ressaltos.
Os cinco titulares dos Pacers chegaram à dezena de pontos, com destaque para Pascal Siakam, que conseguiu 21 pontos, oito ressaltos e cinco assistências, e para Aaron Nesmith, com 13 pontos e 13 ressaltos.
Nos Cavs, a grande estrela Donovan Mitchell tentou evitar a eliminação, mas os seus 35 pontos e nove ressaltos não foram suficientes para que o conjunto de Ohio caísse pelo segundo ano consecutivo na segunda ronda dos play-offs.
Depois de terem conseguido interromper em 2024 uma série de nove anos de ausência, os Pacers repetem a presença na final da Conferência Este, na qual foram eliminados na última temporada pelos Celtics, que podem reencontrar, tentando chegar pela segunda vez à final, algo que não conseguem desde 1999/2000.
No outro encontro da noite, os Oklahoma City Thunder colocaram-se a uma vitória da final da Conferência Oeste, depois de derrotarem em casa os Denver Nuggets, por 112-105, no jogo cinco das meias-finais.
Em novo duelo entre os dois candidatos ao título de jogador mais valioso da fase regular, o canadiano Shai Gilgeous-Alexander levou a melhor sobre Nikola Jokic, apesar da enorme exibição do sérvio, com 44 pontos, 15 ressaltos e cinco assistências.
O base dos Thunder, melhor equipa da fase regular da NBA, terminou o encontro com 31 pontos, sete assistências e seis ressaltos, colocando a sua equipa a um triunfo de regressar à final do Oeste nove anos depois, objetivo que pode ser alcançado na sexta-feira, em Denver.
Poste português com 9 pontos e 10 ressaltos no desaire em Milwaukee (116-101)
Todas as divisões e conferências
Todos os números da competição na época 2025/26
Estrela de 40 anos voltou a ser determinante no triunfo dos Los Angeles Lakers
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam