LeBron James é o mais velho de sempre a alcançar um triplo-duplo na NBA

Craque dos Los Angeles Lakers continua a brilhar aos 41 anos

LeBron James destaca-se como o jogador mais velho
LeBron James destaca-se como o jogador mais velho • Foto: AP

Na 23.ª época da carreira mais longa de sempre, LeBron James tornou-se o jogador mais velho de sempre a alcançar um triplo-duplo, conseguindo o feito aos 41 anos e 44 dias de idade, durante a vitória dos Los Angeles Lakers sobre os Dallas Mavericks, por 124-104.

James tinha 28 pontos e 12 assistências quando apanhou o seu 10.º ressalto a 2:06 do fim do jogo. Foi aplaudido de pé pelo público dos Lakers quando, momentos depois, saiu com o seu 123.º triplo-duplo da carreira, o quinto maior da história da NBA.

LeBron bateu o recorde detido nos últimos 22 anos por Karl Malone, que registou o seu último triplo-duplo pelos Lakers quando tinha 40 anos e 127 dias.

"Acho que estou a dar mais valor a momentos como este na minha carreira, a perceber onde estou, na fase final do meu percurso", disse James.

"É claro que se absorve um pouco mais". Embora as meras estatísticas e os recordes de longevidade não façam muito por James nesta fase da sua carreira histórica, ele respeita os triplos-duplos como uma medida particularmente boa do alto nível que está a manter no campo.

Apesar de ter falhado 18 jogos esta época devido a lesão, James não foi um caso de caridade quando foi escolhido para o seu 22º Jogo All-Star este fim de semana, e provou-o ao dominar os Mavs enquanto Luka Doncic estava de fora com uma distensão no tendão.

"Acho que o que representa é muito fixe- o facto de se poder sair e ter impacto em três facetas do jogo", disse James.

"Recuperação. As assistências, obviamente, são o que mais me agrada. Poder envolver os meus rapazes, ao longo da minha carreira, sempre gostei disso acima de tudo.

E ser capaz de colocar a bola no cesto, também faz parte deste jogo. Por isso, acho que o que significa poder participar em três facetas do jogo e ter impacto nessas três facetas é muito fixe".

James continuou a jogar muito bem quando esteve saudável esta época e reiterou a sua convicção de que poderia continuar quase indefinidamente a este nível.

James entrou neste jogo com uma média de 21,8 pontos, 6,9 assistências e 5,7 ressaltos, e os Lakers estão no meio da corrida para os playoffs da Conferência Oeste, apesar de terem jogado apenas 10 jogos com James, Doncic e Austin Reaves simultaneamente saudáveis.

Mas o melhor marcador da história da NBA não tinha um triplo-duplo desde 1 de fevereiro de 2025, em Nova Iorque. Esse dia é mais recordado pela notícia de última hora da transação sísmica que levou Doncic para os Lakers.

Malone detinha o recorde de jogador mais velho com um triplo-duplo desde que fez 10 pontos, 11 ressaltos e 10 assistências em 28 de novembro de 2003, durante a sua última época na NBA.

James registou os 15 triplos-duplos seguintes nessa lista e esteve várias vezes perto de estabelecer o recorde no ano passado, mas só o alcançou no último jogo dos Lakers antes da pausa para o All-Star.

LeBron James alcança triplo-duplo na NBA
LeBron James alcança triplo-duplo na NBA

Com Doncic de fora quando a sua antiga equipa o visitou, James foi agressivo e ativo desde o início, quando regressou da sua própria ausência por lesão durante a derrota dos Lakers contra San Antonio na terça-feira.

Depois de dançar alegremente nos aquecimentos pré-jogo e gritar pelo túnel quando entrou em campo, James fez 14 pontos e seis assistências só no primeiro quarto contra o Dallas.

Participou nos primeiros 23 pontos do jogo dos Lakers. Ao intervalo, James tinha 18 pontos, oito assistências e quatro ressaltos.

Chegou aos dois dígitos em assistências durante o terceiro período, mas não saiu do jogo durante o quarto período antes de apanhar os três ressaltos necessários para conseguir o triplo-duplo.

Quase o conseguiu algumas posses de bola antes, mas Reaves bateu-lhe na tábua- e levou uma bronca do resto dos Lakers. "Toda a gente da equipa gritou comigo", disse Reaves.

"Não me pego a olhar para as estatísticas durante o jogo, por isso fomos para o banco e toda a gente me avisou. Não foi ele, mas toda a gente, e eu olhei para ele e disse: 'Bolas, a culpa foi minha'". Depois de a sua série de 20 presenças consecutivas no All-Star Game ter terminado devido a uma lesão no ano passado, James estará de volta à exibição de meia-temporada no domingo, no Intuit Dome.

James não pode ser incluído na sua 22ª equipa All-NBA esta época devido ao facto de ter faltado a jogos, incluindo os primeiros 14 da época, devido a uma dor ciática.

James tem 152 triplos-duplos na sua carreira, se incluirmos os playoffs.

AUTOR: GREG BEACHAM, AP

Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo

Ultimas de NBA

Notícias
Notícias Mais Vistas