Equipa de Boston superou de forma clara os Orlando Magic
Os Boston Celtics qualificaram-se na terça-feira para as meias-finais de conferência dos playoffs da Liga norte-americana de basquetebol (NBA), ao vencerem em casa os Orlando Magic por 120-89, pela primeira vez com minutos para o português Neemias Queta.
Depois de ficar pelo banco nos primeiros quatro encontros da eliminatória, o poste internacional luso voltou a não entrar na rotação do treinador Joe Mazzulla, mas foi utilizado nos últimos 3.49 minutos, já com os Celtics a vencer por 32 pontos, juntamente com JD Davison, Jordan Walsh e Baylor Scheierman.
Nesse período, Neemias aproveitou para somar quatro pontos, o seu recorde nos playoff - nos três jogos de 2023/24 não tinha ultrapassado os dois -, ao acertar os dois lançamentos de campo tentados, aos quais adicionou uma assistência.
Jayson Tatum, com 25 pontos, 10 assistências e oito ressaltos, foi a grande figura dos Celtics, secundado por Jaylen Brown, autor de 23 pontos, enquanto o alemão Franz Wagner liderou os visitantes, ao somar 25 pontos.
Nas meias-finais da Conferência Este, os Celtics, que derrotaram os Magic por 4-1, vão defrontar o vencedor da eliminatória entre os New York Knicks e os Detroit Pistons, que os nova-iorquinos lideram por 3-2.
Os Knicks poderiam ter resolvido a contenda na terça-feira, mas perderam no Madison Square Garden por 106-103, face a uns Pistons liderados por 24 pontos, oito ressaltos e oito assistências de Cade Cunningham.
A outra meia-final vai ser disputada entre os Cleveland Cavaliers, que na segunda-feira tinham 'varrido' os Miami Heat (4-0), e os Indiana Pacers, vencedores por 4-1 face aos Milwaukee Bucks, depois do triunfo caseiro por 119-118, após prolongamento.
Um lançamento de Tyrese Haliburton (26 pontos, nove assistências e cinco ressaltos), com 1,3 segundos para jogar, selou o triunfo dos Pacers, que contaram também com 19 pontos e 12 ressaltos de Aaron Nesmith.
Nos Bucks, Gary Trent marcou 33 pontos, incluindo quatro 'triplos' no tempo extra, mas cometeu dois 'turnovers' decisivos, enquanto o grego Giannis Antetokounmpo falhou o cesto da vitória no tempo regulamentar, num embate que acabou com um 'triplo duplo' de 30 pontos, 20 ressaltos e 13 assistências.
A Oeste, os Denver Nuggets passaram a liderar o confronto face aos Los Angeles Clippers por 3-2, ao vencerem em casa o quinto jogo por 131-115, muito por culpa dos 43 pontos, mais sete assistências e cinco ressaltos, de Jamal Murray.
O sérvio Nikola Jokic ajudou com um 'triplo duplo' (13 pontos, 12 assistências e 10 ressaltos) e Russell Westbrook, que tinha falhado o jogo anterior, marcou 21 pontos. Nos Clippers, o melhor foi o poste croata Ivica Zubac, com 27 pontos.
Ala de 34 anos dos Clippers envolvido em polémica devido a um alegado acordo fictício celebrado com o multimilionário Steve Ballmer
A primeira escolha do draft de 2010 foi um dos bases mais entusiasmantes da década passada mas também viveu uma tormenta, ao ponto de ter pensado em tirar a própria vida
Antigo basquetebolista participou no conhecido White Marlin Open
Multimilionário Tom Dundon, juntamente com um grupo de investidores, comprou franquia
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia
Internacional dinamarquês está à procura de clube depois de ter terminado contrato com o Manchester United