Boston Celtics venceram os Charlotte Hornets por 93-86
O poste português Neemias Queta somou este domingo dois pontos no triunfo dos campeões Boston Celtics na receção aos Charlotte Hornets por 93-86, na jornada final da época regular Liga norte-americana de basquetebol (NBA).
Sem a presença dos principais jogadores da equipa, poupados para os playoffs, o jogador luso esteve em campo 26.09 minutos, nos quais somou dois pontos, com um tiro de campo marcado, em cinco tentados, seis ressaltos, dois deles ofensivos, quatro assistências e dois roubos de bola, cometendo ainda três faltas.
Payton Pritchard liderou os Celtics, com 34 pontos, sete assistências e sete ressaltos, enquanto os melhores marcadores dos Hornets foram Josh Okogie e Jusuf Nurkic, ambos com 14.
Neemias Queta está a cumprir em 2024/25 a quarta temporada na NBA, e segunda nos Celtics, e fechou a época regular com médias de 5,0 pontos, 3,8 ressaltos, 0,7 desarmes de lançamento, 0,7 assistências e 0,3 roubos de bola, em 13,9 minutos.
Em relação à época passada, o internacional luso baixou, no geral, as médias, com a enorme diferença de que, esta época, foi muito mais utilizado: jogou 62 encontros, contra os escassos 28 de 2023/24, e quase triplicou os minutos (863 contra 333).
Na época de estreia nos Celtics, Neemias sagrou-se campeão, com médias de 5,5 pontos, 4,4 ressaltos, 0,8 desarmes de lançamento, 0,7 assistências e 0,5 roubos de bola, em 11,9 minutos, para, depois, só estar em três jogos dos play-offs.
Após a quarta época regular na NBA, o poste luso totaliza 110 jogos, 90 pelos Celtics, que o contrataram na temporada transata, e 20 pelos Sacramento Kings, 15 em 2021/22, na época de 'rookie', e cinco em 2022/23.
O poste internacional português, de 25 anos, foi escolhido pelos Sacramento Kings na 39.ª posição do draft da NBA de 2021, tendo-se tornado o primeiro português a jogar na competição. Mantém-se como o único.
Os Celtics, que há muito asseguraram um lugar na fase decisiva da competição, fecharam no segundo lugar da Conferência Este, com 61 vitórias e 21 derrotas, sendo que o seu adversário na primeira ronda dos play-offs sairá do play-in.
O adversário dos campeões em título na primeira ronda, À melhor de sete encontros, será o vencedor do embate entre o derrotado da receção dos Orlando Magic aos Atlanta Hawks e a equipa que vencer o confronto Chicago Bulls-Miami Heat.
Ala de 34 anos dos Clippers envolvido em polémica devido a um alegado acordo fictício celebrado com o multimilionário Steve Ballmer
A primeira escolha do draft de 2010 foi um dos bases mais entusiasmantes da década passada mas também viveu uma tormenta, ao ponto de ter pensado em tirar a própria vida
Antigo basquetebolista participou no conhecido White Marlin Open
Multimilionário Tom Dundon, juntamente com um grupo de investidores, comprou franquia
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Internacional dinamarquês está à procura de clube depois de ter terminado contrato com o Manchester United
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia