Neemias Queta preparado para a nova época: «Mais completo e mais útil…»

Jogador português em destaque no ‘Media Day’ dos Boston Celtics

Nemias Queta confiante para a época nos Boston Celtics.
Nemias Queta confiante para a época nos Boston Celtics.

O português Neemias Queta continua a ser um orgulho para todos os portugueses que seguem o dourado universo da NBA. Desta vez o talentoso craque esteve em destaque na apresentação dos Boston Celtics no ‘Media Day’ da organização norte-americana e não fugiu a nenhuma questão – do amigo e colega Al Horford até à experiência com a Seleção Nacional no EuroBasket 2025.

“O Al Horford é especial. Só ter aquele cérebro para conversar e fazer perguntas. Ele aprendeu a jogar na defesa ao mais alto nível e acho que a principal chave para melhorar o jogo foi descobrir como ter uma presença defensiva sustentável. Aliás, ele ajudou-me muito a desenvolver esse aspecto”, revelou sobre o experiente jogador de 39 anos, nascido em San Felipe de Puerto Plata, na República Dominicana, e que saiu ontem dos Celtics rumo aos Warriors.

Questionado sobre as mudanças no lote de jogadores de Boston e os inevitáveis ajustes que terão de ser feitos, especialmente em termos de liderança, o português foi sincero: “É uma equipa diferente. Perdemos muitas das principais vozes que tínhamos no balneário. Por isso, todos terão de investir um pouco mais nisso e partir daí para tudo o resto.”

Tempo ainda para uma questão sobre a participação recente com Portugal no EuroBasket e sobre se essa experiência no torneio continental poderia ser utilizada em benefício dos Celtics. Resposta na ponta da língua: “Jogar lá ajuda a aumentar os níveis de confiança. Deu-me experiência contra jogadores diferentes e com regras diferenciadas. Acho que acaba sempre por nos ajudar. Ter tido essa experiência só vai ajudar-me a ser mais versátil e alguém mais confiável por parte de todos os que me acompanham. Vai ajudar-me a ser um jogador mais completo e útil.”

Só falta mesmo saber o que acha Brad Stevens, presidente de operações dos Boston Celtics, sobre Neemias Queta: "Ele vai jogar duro e vai fazer o que lhe for pedido. Acredito que vai dar tudo o que tem para melhorar a equipa. E acho que melhorou o seu jogo. Ele fez grandes progressos desde que está aqui e merece uma oportunidade."

Já o treinador Joe Mazzulla destacou precisamente a participação no Europeu: “A fisicalidade e o talento no EuroBasket eram elevados. E a paixão com que ele representou o seu país é muito semelhante a jogar pelos Celtics. Ele já provou que consegue jogar sob pressão e agora temos ainda mais confiança de que pode fazê-lo todas as noites.”

Por João Seixas
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo

Ultimas de NBA

Notícias
Notícias Mais Vistas