A 'destruição' dos inimigos Pistons e a explicação que Jordan nem queria ouvir: «Isso é m....»

Saiba o que acontece no episódio 4 do 'The Last Dance': o caminho para o título

O documentário ‘The Last Dance’ sobre a temporada do último título dos Chicago Bulls saiu no dia 19 de abril e desde então que praticamente não se fala de outra coisa. Este domingo saíram mais dois episódios. É importante avisar que, se ainda não viu e quer manter a emoção do episódio, pare de ler aqui, porque estão aqui vários ‘spoilers’ do episódio.

O momento alto destes 50 minutos são a conquista do primeiro título, em 1991, mas vamos dar continuidade ao episódio três e dizer se Rodman voltou ou não das férias em Vegas. "Não. Tive de o ir buscar a casa e não vou dizer o que estava naquela cama", disse Michael Jordan. Quem estava nessa cama era Carmen Electra, namorada de Rodman na altura, que conta como reagiu ao ver MJ: "Eu não fazia a mínima ideia que aquilo estavam a ser umas férias, não sabia o calendário da equipa, por isso quando vi o Michael Jordan a entrar pelo quarto a minha primeira reação, não sei porquê, foi esconder-me nos lençóis."

Rodman e Carmen Electra
Jordan conta ainda uma história do primeiro treino de Rodman depois das férias. "O Phil queria ver se ele estava em forma por isso colocou-nos a fazer o Indian Drill e eu não achei piada nenhuma, porque eu não estive em Vegas. O exercício consiste em correr em fila indiana ao ritmo do líder e, ao apito, passar para a frente. Eu disse a todos para irmos devagar e fomos, mas quando chegou o Rodman… ele pôs um ritmo incrível e demorámos quatro voltas para lhe passarmos à frente", lembra.

Louvor a Phil Jackson

Quem tem memória curta lembra-se apenas do péssimo trabalho que Phil Jackson fez como general manager dos New York Knicks, mas este episódio vem mostrar-nos o real impacto que o Zen Master teve na NBA. Os minutos que lhe são dedicados são um autêntico louvor à carreira, primeiro de jogador e depois como treinador. Esta segunda começou em Porto Rico, em Isabela, e chegou à NBA pela porta dos Bulls, mas Michael Jordan não ficou muito satisfeito, porque não gostava do sistema do triângulo que Jackson aprendeu com Tex Winter, uma das mentes mais brilhantes da história do basquetebol.

Phil Jackson e Jordan
"Não gostava do Phil porque ele estava a tirar-me a bola que o Doug [Collins] me tinha posto nas mãos. Eu não queria que o Bill Cartwright tivesse a bola a cinco segundos no relógio. Isso não é igualdade, é estupidez. Disseram-me muitas ‘there’s no I in team’, mas eu respondia com ‘but there’s one in win’", recorda. A verdade é que o triângulo trouxe ao de cima o melhor da equipa e, principalmente, de Scottie Pippen.

Ultrapassagem aos Pistons

Depois de serem batidos temporada após temporada pelos ‘bad boys’ Detroit Pistons, 1990/91 foi a temporada em que os Bulls finalmente bateram o pé e deram um 4-0 aos campeões em título nas finais de conferência. Uma das coisas que ficou desse jogo foi a forma como os derrotados abandonaram o campo. "Foram uns filhos da p…", atira Horace Grant, lembrando que os jogadores adversários saíram sem cumprimentar os vencedores quando ainda faltavam jogar-se oito segundos. Isiah Thomas explicou a situação, mas MJ nem queria ouvir quando os produtores mostravam o vídeo do antigo base dos Pistons: "Isso é m…, foi um desrespeito. Nós tínhamos perdido com eles dois anos seguidos e felicitámo-los sempre!"

A emoçao de MJ
Na final, o ansiado embate Air-Magic. Já todos sabem como esta série terminou, com a vitória de Chicago, por 4-1, mas houve uma decisão que proporcionou este triunfo. No quarto período do jogo cinco, Phil Jackson disse a Jordan que John Paxson estava sempre aberto e, por isso, a partir daí MJ começou a atacar o cesto e a assistir Pax que… não falhava. Os Bulls ganharam e levantaram o troféu pela primeira vez na história. Na festa, foi tirada uma das fotos mais míticas de sempre, com Jordan a chorar agarrado ao troféu.

Para a semana há mais dois episódios. Na madrugada de domingo para segunda, à 1h00 na ESPN, e às 8h00 no Netflix.

Por Pedro Filipe Pinto
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de NBA

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.

0