Do desastre resultaram ainda mais oito mortos
Kobe Bryant morreu este domingo na sequência de um acidente de helicóptero. A tragédia ocorreu em Calabasas, em Los Angeles, tendo da mesma resultado a morte de mais oito pessoas, entre as quais a sua filha Gianna, de 13 anos.
0h35 - Fechamos por aqui o acompanhamento ao minuto de um dos dias mais tristes da história recente da NBA. Voltamos amanhã com mais novidades e tributos a Kobe Bryant.
Relacionadas
0h26 - A CNN acaba de adiantar a identidade de três das vítimas mortais do acidente. Assim, para lá de Kobe e da sua filha Gianna, perderam a vida o treinador de basebol John Altobelli, de 56 anos, a sua filha Alyssa Altobelli e esposa Keri Altobelli. Tal como Gianna, Alyssa jogava basquetebol e seguia para o jogo na Mamba Academy.
It is with the heaviest of hearts that we announce the passing of Orange Coast College head baseball coach John Altobelli. He was a coach, a colleague, a mentor and a friend at OCC for 27 years.
— Orange Coast College (@orangecoast) January 26, 2020
Read our full statement at https://t.co/ttTGWOZKnm pic.twitter.com/ch8ilLHHl4
0h21 - Um pouco por todos os pavilhões sucederam-se homenagens, com vários jogadores a pintarem as suas sapatilhas com o nome do antigo jogador.
23h59 - Não foi só nos Estados Unidos que Kobe Bryant foi recordado. Em Israel, no sempre eletrizante dérbi de Telavive entre Maccabi e Hapoel, todo o pavilhão se uniu num brutal momento de homenagem.
Maccabi fans honoring the memory of @kobebryant during the Tel Aviv derby pic.twitter.com/1kW4v3762x
— Maccabi Tel Aviv BC (@MaccabitlvBC) January 26, 2020
23h50 - Tiger Woods foi surpreendido com a notícia da morte de Kobe Bryant enquanto atuava no Farmers Insurance Open. O vídeo abaixo mostra o momento em que o golfista soube da tragédia.
.@TigerWoods’ caddie Joe LaCava breaking the Kobe news to Tiger after his round and before Tiger meets with media.
— Jeff Eisenband (@JeffEisenband) January 26, 2020
You can hear Tiger say, “Excuse me?” pic.twitter.com/FkGa6YCdtB
23h45 - A jornada de NBA segue conforme planeado e em praticamente todos os pavilhões é evidente o ambiente emotivo. A imagem de Bradley Beal, dos Washington Wizards, é uma das mais impactantes...
Everyone's playing for Kobe tonight. pic.twitter.com/RFhQEIX0iS
— NBC Sports Wizards (@NBCSWizards) January 26, 2020
23h33 - Antes do encontro entre NY Knicks e Brooklyn Nets, respeitou-se um emocionante minuto de silêncio no Madison Square Garden.
| KOBE BRYANT (1978-2020): El minuto de silencio por Kobe en el Madison Square Garden: pic.twitter.com/zpmU4499Zr
— Alerta News 24 (@AlertaNews24) January 26, 2020
23h10 - Já correm o Mundo as imagens de LeBron James, completamente desolado, no momento da chegada do avião que transportava a equipa dos LA Lakers diretamente de Filadélfia.
23h07 - Em comunicado, Michael Jordan também prestou o seu tributo. "Estou em choque pelas trágicas notícias da morte de Kobe e da sua filha Gianna. Palavras não chegam para descrever a dor que sinto neste momento. Amava o Kobe, era como um irmão mais novo para mim", assumiu o antigo jogador dos Chicago Bulls.
Michael Jordan on death of Kobe Bryant: “Words can’t describe the pain I’m feeling. I loved Kobe — he was like a little brother to me.” pic.twitter.com/r8JNMjfuRR
— Shams Charania (@ShamsCharania) January 26, 2020
23h03 - Acumulam-se as reações de todos os quadrantes à morte do antigo basquetebolista. Admirador de basquetebol, Leo Messi assumiu "não ter palavras" para esta tragédia. "Todo meu carinho vai para a família e amigos do Kobe. Foi um prazer conhecer-te e partilhar bons momentos. Partiu um génio como poucos", escreveu La Pulga.
23h00 - O jornal espanhol 'Marca' mostra a capa do jornal de segunda-feira, com um total tributo ao antigo basquetebolista.
#LaPortada Dolor y gloria pic.twitter.com/zfBaRBVrpt
— MARCA (@marca) January 26, 2020
22h49 - Na comunicação feita, o xerife do condado de Los Angeles encarregue de falar com a imprensa explicou que neste momento não serão confirmadas oficialmente as identidades das vítimas mortais por respeito às famílias.
22h43 - Agendados para esta noite, os Grammy Awards devem ser cancelados em memória a Kobe Bryant. O evento, que anualmente assinala os melhores do Mundo da música, iria ser realizado precisamente em Los Angeles.
22h41 - As autoridades revelam que a bordo do helicóptero estavam, afinal, nove pessoas. A informação inicial apontava para que fossem a bordo cinco, entre as quais Kobe Bryant, a sua filha e o piloto. A identidade das outras vítimas ainda é desconhecida.
22h37 - Neymar assumiu ter tomado conhecimento da morte de Kobe Bryant ao intervalo no jogo com o Lille, uma partida onde dedicou o golo ao basquetebolista norte-americano.
As palavras de @neymarjr sobre o falecimento de Kobe Bryant #Ligue1Eleven #ForTheFans pic.twitter.com/68qXzJiJLW
— Eleven Sports Portugal (@ElevenSports_PT) January 26, 2020
22h32 - O Governador da Califórnia confirmou em comunicado a morte de Kobe Bryant. "Choramos a morte trágica e fora do tempo do ícone da Califórnia e lenda do basquetebol Kobe Bryant", pode ler-se num comunicado enviado por
Gavin Newsom.
22h27 - A NBA acaba de emitir um comunicado a reagir à trágica morte de Kobe. Numa nota com declarações de Adam Silver, o campeonato norte-americano de basquetebol assume que a "família da NBA está devastada" pelas notícias de hoje. "Durante 20 anos Kobe mostrou-nos o que é possível atingir quando se conjuga o talento com uma absoluta devoção à vitória. Foi um dos mais extraordinários jogadores da história do nosso jogo", pode ler-se na nota, na qual Adam Silver recorda essencialmente o facto de Kobe ter "inspirado pessoas de todo o Mundo a escolher o basquetebol e para darem tudo nessa tarefa. Era generoso com a sabedoria que ganhou e viu isso como algo que tinha de partilhar com as gerações futuras de jogadores", acrescenta.
NBA Commissioner Adam Silver issued the following statement today regarding the passing of Kobe Bryant pic.twitter.com/P88GwIwmYV
— NBA (@NBA) January 26, 2020
21h18 - Neymar marcou há pouco um golo no jogo entre Paris SG e Lille e na hora de celebrar homenageou Kobe Bryant, fazendo com os dedos um 24 em alusão ao número da camisola do antigo jogador.
Kobe. pic.twitter.com/0Dtzc2yMr6
— Canal Football Club (@CanalFootClub) January 26, 2020
21h16 - Para lá do minuto de silêncio prévio no jogo entre Denver e Houston, o duelo entre Phoenix e Toronto ficou marcado por outro momento arrepiante, já que as duas equipas não visaram o cesto nos primeiros 24 segundos de jogo, em homenagem ao número que Kobe utilizou ao longo da sua carreira.
Remarkable moment to start the Raptors-Spurs game. pic.twitter.com/thmt9ZU1Ra
— Timothy Burke (@bubbaprog) January 26, 2020
21h11 - O internacional português Nani deixou uma mensagem emocionada nas redes sociais, lembrando que há dez dias tinha conhecido Kobe Bryant. "Tive o prazer de te conhecer há dez dias e senti bem o grande ser humano que tu eras. Agradeço-te pelas palavras gentis que me disseste quando falámos. Estou tão triste por teres partido. Descansa em paz", escreveu o jogador do Orlando City.
Kobe just 10 days ago I had the pleasure of meeting you and felt what a great human being you were. I really thank you for some of the kind words you said when we spoke. I am so sad that you are gone. Rest in peace. #rip #kobe pic.twitter.com/viUHR5F2P2
— Nani (@luisnani) January 26, 2020
RIP Legend pic.twitter.com/9ftKq83fRh
— Rony Lopes (@Rony10Lopes) January 26, 2020
21h08 - Nas redes sociais circulam imagens de Kobe Bryant e Gianna Maria Onore no recente encontro entre Atlanta Hawks e Brooklyn Nets.
Just the other day pic.twitter.com/cWm5NP9n35
— NBA RETWEET (@RTNBA) January 26, 2020
20h59 - O jornalista Adrian Wojnarowski, da ESPN, confirma a informação adiantada pelo 'TMZ Sports' há alguns minutos, adiantando que as outras duas vítimas seriam uma jogadora e o seu pai.
Sources: Kobe Bryant was on his way to a travel basketball game with his daughter Gianna when the helicopter crashed. Those aboard the helicopter also included another player and parent.
— Adrian Wojnarowski (@wojespn) January 26, 2020
20h48 - Foi desta forma que foi respeitado o minuto de silêncio antes do encontro entre Denver Nuggets e Houston Rockets.
| KOBE BRYANT (1978-2020): En la previa de Nuggets vs. Rockets, se anunció la muerte de Kobe Bryant en el estadio: pic.twitter.com/hSpByfI57B
— Alerta News 24 (@AlertaNews24) January 26, 2020
20h43 - O 'TMZ Sports' adianta que uma das filhas de Kobe estava a bordo do helicóptero e também terá falecido. Segundo a informação, Gianna Maria Onore, de 13 anos, seguia na companhia do pai para a Mamba Academy, para realizar um treino de basquetebol.
20h39 - Foi respeitado um minuto de silêncio em memória de Kobe antes do encontro entre Houston Rockets e Denver Nuggets.
A moment of silence for Kobe Bryant before #Nuggets and #Rockets ... pic.twitter.com/CA5W8X5DaN
— Patrick Graham (@pgraham34) January 26, 2020
20h36 - Começam a juntar-se várias dezenas de adeptos junto ao Staples Center, o pavilhão dos LA Lakers.
A memorial for Kobe Bryant has been started outside the Staples Center.
— Yahoo Sports (@YahooSports) January 26, 2020
(via @Chiney321) pic.twitter.com/DMIezZag9L
20h22 - O Sporting já prestou o seu tributo ao antigo basquetebolista.
Uma Lenda nunca morre ?
— Sporting Clube de Portugal (@Sporting_CP) January 26, 2020
Até sempre, Kobe pic.twitter.com/Iq1OUnyN6o
20h19 - A ABC News adianta que os quatro filhos do antigo basquetebolista estariam a bordo e também terão falecido neste acidente.
20h10 - Os Golden State Warriors suspenderam de imediato o treino que estava a realizar ao saber da notícia da morte do antigo basquetebolista, segundo revela Anthony Slater.
Warriors were practicing when the news of Kobe Bryant's death broke. They called off practice, canceled media availability. Like every emotionally rocked NBA franchise right now, a ton of people in the organization were connected to him in various ways.
— Anthony Slater (@anthonyVslater) January 26, 2020
19h57 - O Mundo do futebol também presta tributo a Kobe Bryant, como se pode ver no 'tweet' deixado pelo AC Milan.
We have no words to express how shocked we are to hear of the tragic passing of one of the greatest sportsmen of all time and Rossonero fan, Kobe Bryant. All our thoughts are with the families of those affected by this tragic accident. You will forever be missed, Kobe ?? pic.twitter.com/FOd365chEL
— AC Milan (@acmilan) January 26, 2020
19h55 - O jornalista Adrian Wojnarowski, da ESPN, um dos mais reputados nos Estados Unidos, também confirma a notícia da morte do antigo craque dos LA Lakers.
Kobe Bryant is among those dead in a helicopter crash outside Los Angeles, a source confirms to ESPN.
— Adrian Wojnarowski (@wojespn) January 26, 2020
19h53 - A notícia tem-se espalhado e são cada vez mais as mensagens de atuais e antigos jogadores devastados com as informações vindas dos Estados Unidos.
19h52 - Dwayne Wade, que durante vários anos jogou ao lado de Kobe, também já reagiu.
Nooooooooooo God please No!
— DWade (@DwyaneWade) January 26, 2020
19h51 - Antiga jogada da WNBA, Ticha Penicheiro deixou duas mensagens nas redes sociais.
Please somebody out there denies the news about Kobe!!!!
— Ticha Penicheiro (@TichaPenicheiro) January 26, 2020
THIS CAN’T BE REAL!!!
— Ticha Penicheiro (@TichaPenicheiro) January 26, 2020
19h47 - O jornalista Shaun King revela nas redes sociais que uma fonte das autoridades lhe confirmou que Kobe Bryan foi mesmo uma das vítimas mortais deste acidente. Minutos depois, também a revista 'Variety' citou uma fonte policial para confirmar a informação adiantada pelo 'TMZ'.
A Los Angeles law enforcement source just confirmed for me that Kobe Bryant and 4 other people died this morning in a helicopter crash.
— Shaun King (@shaunking) January 26, 2020
An unspeakable loss for his family, friends, Los Angeles, basketball.
No words. My God.
19h34 - O portal norte-americano 'TMZ Sports' acaba de anunciar que Kobe Bryant terá morrido este domingo na sequência de um acidente de helicóptero. De acordo com o referido site, a tragédia terá ocorrido em Calabasas, em Los Angeles, tendo da mesma resultado a morte de mais quatro pessoas (o 'TMZ Sports' diz que a sua esposa Vanessa não estaria a bordo). A informação da morte das cinco pessoas nesta tragédia entretanto já foi confirmado pelo LA County Sheriffs na sua conta de Twitter, numa publicação na qual comunicou ainda que ninguém sobreviveu a este acidente.
#Update Downed aircraft is a helicopter. Flames extinguished. #Malibu deputies at crash site looking for survivors, 4200 blk Las Virgenes Rd #Calabasas #LASD pic.twitter.com/eixLhGhLyE
— LA County Sheriffs (@LASDHQ) January 26, 2020
(em atualização)
Poste português somou oito pontos
Jogador de 36 anos segue para a 18º época na NBA
Antigo jogador da NBA apanhado a dormir pela polícia
Alex junta-se a Giannis e Thanasis no emblema de Milwaukee
Cheikh Touré, de 18 anos, foi encontrado morto no Gana, depois de ter sido convencido de que iria fazer testes numa equipa profissional
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua
Antigo futebolista holandês cedeu a sua casa em Liverpool ao compatriota, em 2011
Antigo futebolista inglês luta há vários contra o vício do álcool