A seleção portuguesa de canoagem teve este sábado o seu primeiro dia sem medalhas nos Mundiais de maratonas, em Gyor, nos quais José Ramalho e Rui Lacerda, candidatos ao pódio em K1 e C1, respetivamente, desistiram.
José Ramalho, sete vezes campeão da Europa, procurava o primeiro título mundial, contudo a prova não correu de feição ao canoísta de 43 anos que, depois de estar no grupo da frente, perdeu o contacto e foi afetado posteriormente por problemas físicos que o levaram a abandonar.
Situação semelhante à de Rui Lacerda, que chegou a estar isolado com um canoísta espanhol, até ser apanhado e ir perdendo lugares, sentindo um desconforto que o levou a desistir.
"Não estando nas melhores condições, foi a melhor opção para ambos, uma vez que no domingo têm importantes provas, já que ambos integram embarcações fortes candidatas a medalhas", explicou à Lusa o selecionador português, Rui Câncio.
No último dia da competição, José Ramalho junta-se ao olímpico Fernando Pimenta com quem é tricampeão do mundo em K2, enquanto Rui Lacerda e Ricardo Coelho vão defender o estatuto de atuais campeões da Europa.
O melhor resultado o dia foi para o júnior Yann Vilaça, quinto em K1, evento no qual Edgar Cruz foi 10.º.
No escalão sénior, Leonardo Barbosa, medalha de prata júnior, na sexta-feira, voltou hoje a competir e foi nono em C1, enquanto Tiago Henriques foi 11.º em K1, completando o quarteto que finalizou as competições de hoje.
Os Mundiais de maratonas terminam no domingo, com as provas de equipas, e nas quais competem mais cinco tripulações portuguesas, destacando-se os tricampeões mundiais José Ramalho e Fernando Pimenta, nos 29,2 quilómetros do K2 sénior.
O dia começa pelos K2 júnior de Yann Vilaça e Edgar Cruz e sénior de Andreia Duarte e Maria Rego Gomes, que parte à mesma hora da C2 de Ricardo Coelho/Rui Lacerda.
Os sub-23 João Sousa e Francisco Santos completam o lote de formações lusas a competir em Gyor.
Até ao momento, Portugal tem o ouro de Fernando Pimenta na prova rápida de K1 e a prata do júnior Leonardo Barbosa no evento longo de C1.
Seleção Nacional em 15º lugar na classificação por equipas
Português terminou a 9,22 segundos do espanhol David Llorente, que se sagrou campeão
Canoísta revê-se na forma como o capitão da Seleção gera a carreira
Olímpico português quer chegar até Los Angeles'2028
FIFA anunciou esta quinta-feira a lista
Nikki Seey revela que tentou confrontar Nicolas Ngamaleu antes de o ter apanhado em flagrante com outra mulher
O episódio aconteceu há 40 anos
Extremo natural de Alverca atua há duas temporadas no Ottawa Atlético
Documentário de dois episódios com uma perspetiva inédita sobre as horas decisivas para os negócios do futebol
Encontro particular marcado para terça-feira