Beatriz Gomes doutora com distinção

Apresentou com sucesso a tese de doutoramento

• Foto: Luís Vieira

As últimas semanas foram complicadas para Beatriz Gomes. Afinal, não é todos os dias que se apresenta uma tese de doutoramento. Mas o veredicto fez esquecer os nervos, o stress... "Fui aprovada com distinção por unanimidade ", disse-nos a canoísta olímpica, 36 anos, desde ontem também doutora em Ciências do Desporto. O tema da tese, apresentada na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, versava a modalidade que já a levou a dois Jogos Olímpicos, com o título ‘Biomechanical Determinants of Kayak Paddling Performance in Single-Seat and Crew Boats’.
A apresentação pública demorou cerca de 20 minutos, seguindo-se um período de hora meia a duas horas em que o júri, composto por sete elementos, um deles o norte-americano David Pendergast, professor catedrático da Universidade de Buffalo, em Nova Iorque, fez a argumentação. À cerimónia assistiu muito gente. Para além de familiares e amigos, Beatriz Gomes contou com o apoio de alunos seus da faculdade, investigadores e colegas do Porto e Coimbra. Fora das instalações aguardava-a a filha de 2 anos e meio.

Na prática, o que significa ter um ‘canudo’ na mão? "Digamos que começa agora uma outra carreira académica para mim. Quero continuar a produzir investigação, publicar conteúdos e claro continuar a lecionar [em Coimbra]", confessou a atleta.

Rio’2016

O foco de Beatriz Gomes vai agora virar-se para o apuramento para o Rio’2016, procurando a terceira presença em Jogos Olímpicos, depois de Pequim’2008 e Londres’2012. "Nunca descurei o treino, até à semana passada estive em estágio. Mas agora estou muito mais aliviada e posso dedicar-me mais à preparação."

Por Ana Paula Marques
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Canoagem

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.