Benfica manda recados... pelo Facebook

Clube da Luz questiona opções da Federação quanto à dupla Joana Vasconcelos e Teresa Portela

• Foto: Move Notícias

O balanço que o selecionador nacional, Ryszard Hoppe, fez do Europeu da Bulgária não agradou de todo aos responsáveis pelo Projeto Olímpico do Benfica, nomeadamente quando o técnico, em declarações à Lusa, considerou que a medalha de prata no K2 200 de Joana Vasconcelos/Francisca Laia poderia ter sido ouro, caso a primeira, que é canoísta do Benfica, não se tivesse desgastado duas horas antes na final de K2 500 com Teresa Portela (também atleta das águias), admitindo que essa diferença "não permite recuperar a 100 por cento".

Isto bastou para, primeiro Ana Oliveira, depois Fernando Tavares, respetivamente diretora e vice-presidente pelo olimpismo na Luz, mostrarem o seu desagrado através das redes sociais. "Como pode o sr. Hoppe dizer que o K2 200 m (prova não olímpica) foi prejudicado pela participação da Joana Vasconcelos no K2 500 com a Teresa Portela (prova olímpica)?", começou por questionar Ana Oliveira no Facebook, para voltar a deixar a seguinte pergunta: "Porque fazem os atletas portugueses tantos apuramentos e tantas provas (olímpicas e não olímpicas) num Europeu? Não serão já estes Europeus e Mundiais 2017 o início do trabalho e preparação para Tóquio’2020?"

Mesmo na Bulgária, Ryszard Hoppe não demorou a responder. " Senhora diretora melhor não falar diretamente com o Facebook?!!!", escreveu o polaco que há mais de uma década é técnico nacional. Ana Oliveira também respondeu rápido, deixando o seu endereço eletrónico.

Depois foi a vez de Fernando Tavares passar ao ‘ataque’ quanto às opções envolvendo as canoístas do Benfica, que como dupla ficaram em nono no K2 500. "Estranho que o diretor técnico nacional pareça pretender privilegiar uma prova não olímpica em detrimento de uma prova olímpica? Ou será que pretende desfazer a dupla Teresa Portela/Joana Vasconcelos e está a preparar o futuro dando um ‘recado’ público? São vários os sinais dados ao longo dos últimos anos sobre esta matéria quando é conhecida a posição do Benfica em relação à defesa da dupla, à defesa da prova olímpica (K2 500) e à defesa do treino planeado da dupla encarnada que fortaleça o desempenho das atletas do Benfica", escreveu o ‘vice’ igualmente na sua página do Facebook.

FPC não dialoga pelas redes socais

Ricardo Machado, vice-presidente da FPC para as Seleções, questionado sobre os ‘recados’ enviados pelo Benfica, começou por dizer que a "Federação não discute este tipo de assuntos pelas redes sociais", referindo, depois, que o organismo "está sempre disponível para esclarecer todas as dúvidas seja com quem for". Já sobre a acusação que Fernando Tavares faz de que a equipa técnica nacional pretende "desfazer" a dupla Joana/Teresa, o dirigente disse: "Confiamos a cem por cento nos nossos técnicos, que já deram provas da sua competência, em prol do interesse nacional e indiferentes de os atletas serem do clube A ou B."

Mundial já no pensamento

Houve festa no aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, onde aterraram os conquistadores dos Europeus na Bulgária. Ainda mal dormido, mas já com vontade de ir treinar-se, Fernando Pimenta foi o centro das atenções, face às duas medalhas (ouro em K1 1.000 e prata em K1 5.000). Focou essencialmente o seu próximo objetivo, os Mundiais em agosto. "Agora é continuar a trabalhar no duro. Vamos passar cerca de quatro semanas em estágio e claro que foi importante este resultado para ter mais confiança no futuro", analisou, pouco depois de se juntar a Joana Vasconcelos e a Francisca Laia para a foto da praxe dos três medalhados.

As canoístas ainda traziam na boca o sabor de perderam o ouro por milésimos em K2 200, mas "conquistar a prata já é um feito notável", registou Joana, já Francisca também olhava para os Mundiais: "A ideia é continuarmos juntas nesta categoria, mas isso já depende do selecionador. Tivemos um bom resultado."

Por Ana Paula Marques e António Mendes
18
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Canoagem

Notícias

Notícias Mais Vistas