Record

Câmara de Ponte de Lima quer acolher museu dedicado à canoagem

Vítor Mendes anunciou intenção em cerimónia de homenagem a Fernando Pimenta

• Foto: Movenotícias
O concelho Ponte de Lima quer albergar um museu alusivo à canoagem, revelou esta segunda-feira o presidente da Câmara Municipal, Vítor Mendes, durante a cerimónia de homenagem ao campeão mundial Fernando Pimenta.

Depois do canoísta limiano, de 29 anos, ter conquistado dois títulos no campeonato do mundo disputado em Montemor-o-Velho, no último fim de semana - K1 1000 e K1 5000 -, o autarca realçou que, em função do trabalho do atleta e do Clube Náutico de Ponte de Lima, "começa a ser oportuno" pensar num espaço dedicado à modalidade, no concelho.

"Temos o melhor clube de Portugal, o melhor treinador [Hélio Lucas] no que à canoagem diz respeito, o melhor atleta, o Fernando Pimenta, e gente que ao longo de 25 anos tem dado o melhor pela modalidade nesta terra. Vamos trabalhar para que o museu da canoagem de Portugal fique em Ponte de Lima", afirmou, no decorrer da cerimónia de homenagem, decorrida no edifício dos paços do concelho.

Pimenta aprova a ideia

Questionado sobre a ideia, Fernando Pimenta realçou que um museu pode "enriquecer Ponte de Lima" e mostrou-se ainda disposto a "colecionar mais algum espólio" para esse espaço, com mais títulos nos cerca de oito anos de alta competição que ainda diz ter pela frente.

Já o treinador do canoísta, Hélio Lucas, disse esperar que a instalação de um museu da canoagem em Ponte de Lima, algo, a seu ver, "merecido", se "possa organizar".

O presidente do município realçou o "orgulho" de ter como conterrâneo "um dos melhores atletas de todos os tempos de Portugal", que, além dos três títulos mundiais, soma ainda títulos europeus, vitórias na Taça do Mundo e uma medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, a par com Emanuel Silva.

Para Vítor Mendes, Pimenta só atingiu o "patamar" em que se encontra "à custa de muito esforço e trabalho" e é, por isso, uma "referência para os limianos e os portugueses acreditarem que é possível fazerem melhor".

O autarca considerou ainda que o treinador Hélio Lucas, é "um dos maiores responsáveis pelas vitórias de Fernando Pimenta", tendo vaticinado que ambos "vão fazer parte da história de Ponte de Lima e do país, no que ao desporto diz respeito".
Por Lusa
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Canoagem

Notícias

Notícias Mais Vistas

M