Canoa com história no museu do Sporting em Leiria

Embarcação com 5,20 metros promete ser uma das atrações do espaço...

Canoa com história no museu do Sporting em Leiria
Canoa com história no museu do Sporting em Leiria • Foto: paulo henriques

A canoa com que Emanuel Silva se estreou nos Jogos Olímpicos em Atenas’2004 e se sagrou campeão europeu Sub-23 na Bulgária, em 2005, é a mais recente peça em exposição no Museu do Sporting, em Leiria. Num gesto carregado de grande simbolismo, o canoísta decidiu depositar um objeto pessoal precioso nas mãos de José Bernardes Dinis, responsável pela unidade museológica dos leões na cidade do Lis, por forma a “engrandecer um espaço dedicado ao Sporting Clube de Portugal e não aoSporting Clube de Futebol”.

“Fiquei deslumbrado quando visitei o Museu, sobretudo porque aqui se retrata a verdadeira dimensão eclética do Sporting, e não apenas o futebol. Decidi, nesse momento, que deveria contribuir com algo meu para o Museu e, em vez de um equipamento, escolhi uma canoa com história, pois foi com ela que obtive o 7.º lugar em Atenas nos meus primeiros Jogos Olímpicos, quando tinha apenas 18 anos”, recordou EmanuelSilva.

A oferta do medalhado com prata em Londres deixou “surpreendido” o mentor do Museu do Sporting em Leiria. “Fiz o anúncio no jantar da Batalha, mas penso que Bernardes Dinis ficou muito orgulhoso porque, afinal, trata-se de uma canoa olímpica e com a qual conquistei várias vitórias, nomeadamente um título europeu de Sub-23”, explicou a Record o atleta, de 28 anos, que entregou, em mãos e na companhia da família, a embarcação com 5,20 metros que promete atrair a atenção dos visitantes do universo leonino à beira do castelo de Leiria.

Chama leonina

Bernardes Dinis não escondeu a emoção que sentiu pela oferta de EmanuelSilva ao Museu. “É um atleta com uma grande chama leonina e que decidiu ofertar este objeto sem eu lhe pedir nada. Isso ainda me deixa mais emocionado”, reconheceu Bernardes Dinis que ampliou, desta forma, o espólio de um Museu que já dispunha de milhares de peças relativas à história do emblema fundado em 1906 e que é o único clube do Mundo a ter dois museus oficiais.Responsabilidade, claro está, de um verdadeiro leão de Leiria.

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Canoagem
Notícias
Notícias Mais Vistas