Canoa com história no museu do Sporting em Leiria

emanuel silva cede objeto pessoal

Medalhado com prata em Londres'2012 ofereceu a canoa com que se estreou em presenças em Jogos Olímpicos em Atenas'2004.
Canoa com história no museu do Sporting em Leiria • Foto: paulo henriques

A canoa com que Emanuel Silva se estreou nos Jogos Olímpicos em Atenas’2004 e se sagrou campeão europeu Sub-23 na Bulgária, em 2005, é a mais recente peça em exposição no Museu do Sporting, em Leiria. Num gesto carregado de grande simbolismo, o canoísta decidiu depositar um objeto pessoal precioso nas mãos de José Bernardes Dinis, responsável pela unidade museológica dos leões na cidade do Lis, por forma a “engrandecer um espaço dedicado ao Sporting Clube de Portugal e não aoSporting Clube de Futebol”.

“Fiquei deslumbrado quando visitei o Museu, sobretudo porque aqui se retrata a verdadeira dimensão eclética do Sporting, e não apenas o futebol. Decidi, nesse momento, que deveria contribuir com algo meu para o Museu e, em vez de um equipamento, escolhi uma canoa com história, pois foi com ela que obtive o 7.º lugar em Atenas nos meus primeiros Jogos Olímpicos, quando tinha apenas 18 anos”, recordou EmanuelSilva.

A oferta do medalhado com prata em Londres deixou “surpreendido” o mentor do Museu do Sporting em Leiria. “Fiz o anúncio no jantar da Batalha, mas penso que Bernardes Dinis ficou muito orgulhoso porque, afinal, trata-se de uma canoa olímpica e com a qual conquistei várias vitórias, nomeadamente um título europeu de Sub-23”, explicou a Record o atleta, de 28 anos, que entregou, em mãos e na companhia da família, a embarcação com 5,20 metros que promete atrair a atenção dos visitantes do universo leonino à beira do castelo de Leiria.

Chama leonina

Bernardes Dinis não escondeu a emoção que sentiu pela oferta de EmanuelSilva ao Museu. “É um atleta com uma grande chama leonina e que decidiu ofertar este objeto sem eu lhe pedir nada. Isso ainda me deixa mais emocionado”, reconheceu Bernardes Dinis que ampliou, desta forma, o espólio de um Museu que já dispunha de milhares de peças relativas à história do emblema fundado em 1906 e que é o único clube do Mundo a ter dois museus oficiais.Responsabilidade, claro está, de um verdadeiro leão de Leiria.

Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Canoagem

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.