Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Canoísta português faz balanço do desempenho da seleção portuguesa em Milão
Seguir Autor:
O canoísta Fernando Pimenta lamentou hoje ter falhado o pódio mundial em K1 500 e K1 5.000 metros, contudo fez um "balanço positivo" do desempenho da seleção portuguesa em Milão, com três medalhas e um reforçado espírito de equipa.
"Faço também um balanço positivo por causa da prestação dos meus colegas que conseguiram ser campeões do mundo no K4 500 metros, com o João Ribeiro e o Messias Baptista a conseguirem ainda ser vice-campeões do mundo em K2 500. Isso, sem dúvida, que faz de nós uma das potências da canoagem mundial", regozijou-se em declarações à Lusa.
O limiano referia-se ao K4 que inclui ainda os estreantes Gustavo Gonçalves e Pedro Casinha, bem como ao seu próprio bronze em K1 1.000, igualmente distância olímpica.
"Neste momento, quando passam por nós, em todas as seleções se nota um olhar diferente daquilo que se via antigamente. É essa a imagem que a canoagem dá", reforçou.
De resto, o canoísta luso valorizou o ambiente que se vive na seleção.
"Aquilo que ganhámos não foi só as medalhas, foi o espírito de equipa. Um espírito de felicidade, união e entreajuda. Claro que temos as nossas rivalidades internas, porque queremos todos ser melhores em termos individuais, mas isso também se transpõe para a água quando trabalhamos em barcos de equipa nos quais conseguimos excelentes resultados", confessou.
O desportista de 36 anos garante que, com esta realidade, "os resultados aparecem normalmente" e ajudam a canoagem a reforçar "o papel importantíssimo que tem no desporto nacional".
Para que a modalidade persista na elite portuguesa em termos de desempenhos internacionais, Pimenta pediu "merecidos apoios para os mais novos", considerando que os mesmos são vitais para que estes "continuem a sonhar" e persistam no investimento numa carreira desportiva no alto rendimento.
Seleção Nacional em 15º lugar na classificação por equipas
Português terminou a 9,22 segundos do espanhol David Llorente, que se sagrou campeão
Canoísta revê-se na forma como o capitão da Seleção gera a carreira
Olímpico português quer chegar até Los Angeles'2028
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Central de 29 anos, que rescindiu contrato com os leões, regressa a um emblema que representou entre 2017 e 2019
Equipa holandesa em ação (PSV) também perdeu