Fernando Pimenta e Emanuel Silva sonham com novo pódio olímpico

Dupla portuguesa foi vicecampeã em 2012

• Foto: José Moreira

Os canoístas Fernando Pimenta e Emanuel Silva, vice-campeões olímpicos em Londres'2012, sonham em repetir o pódio no Rio'2016, dispensando pressões adicionais ao objetivo que os pode consagrar entre os melhores desportistas da história olímpica portuguesa.

"Quando os portugueses começam a criam expectativas sobre nós -- e é bom saber que todos acreditam em nos e querem o melhor possível, o pódio - é ir tranquilo, fazer e prepararmo-nos o melhor possível. (As expectativas) Não podem pesar muito. Já basta o nosso peso e o do barco", avisou Fernando Pimenta, que competirá em K1 e K4 1.000.

Emanuel Silva, com quem Pimenta conquistou a prata em K2 1.000 em Londres, e que agora disputa essa prova e a de K4, está alinhado no discurso, lembrando que a canoagem passou de "despercebida antes de Londres2012 para a modalidade com mais probabilidades de conseguir medalhas no Rio2016".

"Estamos preparados para isso. Em consonância com federação e treinadores, temos de saber lidar com isso, mas não podemos ter outras pessoas como adversários, como, hipoteticamente, a comunicação social, o presidente do COP ou as pessoas A ou B. Fazemos o que mais gostamos e vamos para a grande guerra nas máximas forças para dar tudo pelo melhor resultado", prometeu, manifestando o desejo de que não haja mais obstáculos além dos adversários em prova.

Rosa Mota, Carlos Lopes e Fernanda Ribeiro são, juntamente com Nélson Évora, os únicos campeões olímpicos portugueses, mas os três corredores têm a particularidade de terem dois pódios, marca que pode ser batida por Fernando Pimenta, com sérias possibilidades de pódio em K1 e K4, feito o tornaria único em Portugal.

"Claro que há consciência disso. Vou continuar o trabalho que temos vindo a fazer. As coisas estão a ser bem feitas e programadas. É continuar e esperar que nada de mal aconteça, como uma lesão. Certamente estarei na máxima força nos Jogos Olímpicos", confia.

A quem dúvida de igual empenho no sonhado K1 e no igualmente bem-sucedido K4, deixa uma garantia: "Os portugueses podem esperar o mesmo Fernando Pimenta de sempre: com ambição, com garra, que abdica de muita coisa e trabalha muito. Um Fernando Pimenta que vai lá para dar o seu melhor. Penso em medalhas em todas as provas em que compito".

"Andamos a trabalhar para repetir o pódio. No K4, K2 e provavelmente no K1. A vontade é muita. A ambição é demais. E um querer enquadrado. É possível. Não vamos dizer o contrário. Os resultados falam por si. Só temos de chegar no melhor momento de forma", complementou Emanuel Silva.

A caminho dos seus quartos Jogos, o canoísta garante que a sua garra "nunca acaba" e espera que, em todas as tripulações, todos estejam "unidos na vontade imensa" de alcançar uma medalha e assim "compensar o esforço e tempo dedicados à modalidade e desporto nacional".

A equipa olímpica de Portugal - Missão Rio2016 cumpriu esta terça-feira o seu I encontro, no Porto, onde estiveram presentes quase meia de atletas, mais treinadores, dirigentes e elementos do Comité Olímpico de Portugal.

Os Jogos Olímpicos de 2016 realizam-se no Rio de Janeiro, no Brasil, de 05 a 21 de agosto.

Por Lusa
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Canoagem

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.