Acusou um esteróide anabólico androgénico que melhora o desempenho físico
A canoísta olímpica portuguesa Francisca Laia foi suspensa por quatro anos por acusar positivo num teste antidoping, anunciou esta quinta-feira em comunicado, a Agência Internacional de Testes (ITA).
"A ITA informa que a canoísta portuguesa Francisca Laia aceitou a suspensão de quatro anos, depois de ter acusado um metabólico de desidroclorometil-testosterona (DHCMT)", revelou o organismo, confirmando a presença daquela substância, um esteróide anabólico androgénico que melhora o desempenho físico.
A agência confirma ainda que, em nome da Federação Internacional de Canoagem, ao não contestar, a atleta aceitou as consequências impostas pela sua violação aos regulamentos antidoping, numa suspensão que se iniciou em 30 de maio de 2025 e decorre até 29 de maio de 2029.
O caso remonta a 25 de agosto de 2024, quando foi submetida a um controlo nos Mundiais de distâncias não olímpicas realizados em Samarcanda, Uzbequistão, no qual foi detetado o metabólico de DHCMT.
Em Samarcanda, a canoísta lusa foi medalha de prata em K2 200 juntamente com Teresa Portela e de bronze no K4 500 misto com Teresa, Fernando Pimenta e Messias Baptista, resultados que ficaram sem efeito com esta sanção.
A decisão da ITA pode ser ainda sujeita a recurso na Divisão de Apelo do Tribunal Arbitral do Desporto.
Canoísta português levou a melhor na 'short race' (3,6 km)
José Ramalho foi terceiro classificado na mesma corrida, de 'short race' (3,6 km)
Selecionador diz, no entanto, que a seleção portuguesa parte para a Hungria "sem a responsabilidade" de defender o segundo lugar coletivo alcançado em 2024
Canoístas falharam a presença na final
Pressão sobre águias e dragões faz disparar gastos a Liga Betclic, defende economista João Duque
Médio jogou no Galatasaray com o extremo, que foi polémico ao apresentar-se no Fenerbahçe
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Uche replicou, palavra a palavra, a publicação do jogador português nas redes sociais e só trocou... os clubes