Embarcação lusa apurou-se diretamente para a final do Mundial
Os canoístas Gustavo Gonçalves e Pedro Casinha assumiram esta quarta-feira que roçaram a perfeição no apuramento direto para a final do K4 500 metros dos Mundiais de Milão, numa tripulação que também inclui João Ribeiro e Messias Baptista.
"Sim, foi uma regata bastante bem conseguida. Cumprimos o objetivo que nos tínhamos proposto, passar direitos à final. Executámos quase a prova que tínhamos idealizado. É o fruto do trabalho do dia a dia, ao longo da época, juntos como equipa e fomos felizes na água, por agora", resumiu Gustavo Gonçalves, em declarações à Lusa.
Na lateral pista dois, mais complicada para controlar os adversários, os campeões da Europa largaram bem e lideraram sempre, chegando à meta em 1.21,34 minutos, superando a vice-campeã Europeia República Checa, por 1,10 segundos, e a finalista olímpica Nova Zelândia, por dois.
Com o acesso direto ao evento das medalhas, na sexta-feira, Portugal garantiu uma das três pistas centrais, que permite maior contextualização ao longo da regata num evento "sempre muito difícil de controlar".
Gustavo Gonçalves e Pedro Casinha estreiam-se em Mundiais absolutos, depois do título europeu em K4 500 metros, na República Checa, com esta tripulação, e do ouro mundial sub-23 em K2 500, juntos em Montemor-o-Velho, pelo que o desempenho de hoje ajuda a encaminhar os amigos para uma época memorável.
"Temos trabalhado para isso. Vamos continuar focados, com os pés na terra. Há barcos muito difíceis, mas nós também sabemos o nosso valor. Agora é descansar, para sexta-feira apresentarmos da melhor maneira possível, enquanto equipa, na água", concluiu o voga, o elemento que segue na primeira posição no barco.
Já Pedro Casinha destacou a "excelente forma" em que o quarteto se encontra, com o estreante em Mundiais absolutos a admitir "algum nervosismo especial, até pelo estatuto de campeões da Europa".
"Isso é uma responsabilidade maior, temos mais olhos postos em nós, mas é manter o foco no nosso trabalho, naquilo que conseguimos fazer e certamente que vai correr bem", desdramatizou.
Tal como Gustavo, Casinha não se compromete com promessas de pódio na final, apenas reforça o compromisso do "foco no trabalho, descanso e recuperação", confiante de que "correrá bem" se a equipa fizer o que está ao seu alcance.
"Estamos muito bem preparados", garantiu o representante da formação treinada pelo técnico nacional Rui Fernandes.
Os Mundiais de Milão reúnem cerca de 800 canoístas em representação de 73 países.
Seleção Nacional em 15º lugar na classificação por equipas
Português terminou a 9,22 segundos do espanhol David Llorente, que se sagrou campeão
Canoísta revê-se na forma como o capitão da Seleção gera a carreira
Olímpico português quer chegar até Los Angeles'2028
Nikki Seey volta a 'atacar' o ex-namorado Moumi Ngamaleu, jogador do Dínamo Moscovo que foi apanhado a trair
Resultado de 3-0 foi construído apenas na 2.ª parte, já nos minutos finais
Anis Kalajdzic terá tentado tirar a própria vida logo após o homicídio, mas sem sucesso
Nikki Seey revela que tentou confrontar Nicolas Ngamaleu antes de o ter apanhado em flagrante com outra mulher