Há três candidatos para o novo K4

David Varela, Pedro Bonito e Hugo Rocha: um deles vai ser o substituto de Pimenta

• Foto: Estela Silva/Lusa

Saiu Fernando Pimenta, deverá entrar David Varela (Sporting), Pedro Bonito (Casa do Benfica de Montemor-o-Velho) ou Hugo Rocha (Marecos). Todos de 23 anos. Um destes vai render o canoísta de Ponte de Lima no K4, barco agora com os olhos postos numa nova distância, 500 metros, e para ir até Tóquio’2020. O trio já foi testado num estágio de duas semanas que decorreu em Montemor-o-Velho. "Estamos a experimentar novos elementos. Já deram algumas indicações, mas ainda vamos ter mais um estágio, de 4 a 15 de abril para definir o K4. Mas o que vai ajudar a escolher um deles será a seletiva interna a 22 e 23 do mesmo mês", explicou José Sousa, técnico responsável pela embarcação a quatro.

A primeira prova oficial do novo K4 será em maio, por ocasião da Taça do Mundo a decorrer precisamente em Montemor-o-Velho.

Para além do canoísta que vai render Fernando Pimenta, há outra novidade no K4. É que agora passará a ser Emanuel Silva a estar na parte da frente da embarcação, lugar que era então ocupado pelo canoísta de Ponte de Lima que, como já disse ao nosso jornal, vai apostar no K1 1.000, embarcação onde em 2016 foi campeão da Europa. "O Emanuel é o mais adequado para esta posição", disse José Sousa. A seguir ao canoísta do Sporting surge João Ribeiro (Benfica) e na última posição David Fernandes (CN Funchal). A vaga em aberto é então a posição três.

Do Alhandra para o Sporting

Emanuel Silva já vai poder participar, em Portugal, nas provas de equipas com a camisola do Sporting porque agora tem um colega do mesmo clube. David Varela chegou a Alvalade no início do ano, deixando o Alhandra. O contrato é para já válido por uma época, sendo que a continuidade depende também dos resultados que o atleta conseguir. E poder integrar o novo K4 dará certamente uma ajuda.

"Claro que é bom e importante estar num clube desta dimensão. Espero poder continuar", confessou o jovem natural de Vila Franca de Xira.

NA PRIMEIRA PESSOA

"Está a ser uma boa oportunidade integrar a equipa principal. As coisas estão a correr bem, estou confiante, mas ainda falta um estágio e a seletiva. Em certa parte é difícil substituir um atleta do gabarito do Fernando Pimenta"
David Varela, Sporting

"A possibilidade está em aberto até 23 de abril. As minhas expectativas são altas, se não acreditasse em mim não estaria aqui. Mas podemos estar num mau dia, deitar a época a baixo. É uma responsabilidade fazer parte do K4, esperemos que o novo consiga corresponder ao anterior"
Hugo Rocha, CN Marecos

"Tenho os pés bem assentes na terra, tenho noção de que é difícil, mas estou a tentar ganhar o lugar. A posição em si (3), pode não ser a ideal para mim, mas nunca se sabe. Substituir o Fernando já é difícil, mas se o novo K4 for bem trabalhado vai ter tanto potencial como o antigo"
Pedro Bonito, Casa d Benfica de Montemor-o-Velho

Por Ana Paula Marques
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Canoagem

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.