O 11.º lugar na prova de K2 500 metros dos Mundiais de canoagem, com poucos treinos de conjunto, não bastou para Joana Vasconcelos e Francisca Laia se apurarem para Paris'2024, contudo, o sonho olímpico permanece firme na dupla.
"Depois da desilusão de não termos apurado o K4 e de termos falhado a regata das medalhas do K2, vínhamos para vencer a final B. Demos o nosso máximo. Não conseguia dar nem mais uma pagaiada. Estamos de consciência mais do que tranquila", disse à Lusa Francisca Laia.
Na pista dois, a dupla esteve sempre na cabeça da prova, concluindo o seu desempenho em 1.44,588 minutos, apenas batidas pelo Cazaquistão, mais rápido 1,270 segundos.
"Sentimos que poderíamos ter ido mais além. Na meia-final, na qual não atingimos a final, fomos superadas por três duplas que se dedicam exclusivamente ao K2 e nos vínhamos de desgastante prova de K4 500. Podíamos mesmo ter ido mais longe...", desabafou Francisca Laia.
Sem conter a frustração, garantiu que a dupla deu "tudo" o que tinha durante um "processo longo e desgastante, no qual é preciso ultrapassar várias adversidades e contrariedades".
Quando Francisca Laia se prostrou no deck ao sair da água para pesagem do barco, Joana Vasconcelos ajoelhou e repousou num interminável abraço na companheira de equipa, que terminou em lágrimas.
"Apesar de em Portugal sermos muitas vezes adversárias em K1, acima de tudo somos muito amigas e respeitamo-nos. Fazemos uma excelente dupla. Foi o abraço de quem sentiu que, do que dependia de nós, tudo foi feito para sermos bem-sucedidas", disse Joana.
A dupla mantém, ainda assim, o sonho olímpico, mesmo sabendo que "é muito difícil", pois, em maio de 2024, na repescagem Europeia, há somente uma vaga em disputa.
Em causa as receções em Belém
Embarcações vão competir em K1 1.000 e K2 500 metros, em masculinos, e K1 500 em femininos
Em entrevista ao 'Expresso', o canoísta confessou que vai precisar de ficar "superzen"
Atleta sagrou-se, juntamente com Messias Baptista, campeão do Mundo em K2 500 metros no Mundial que se disputou em agosto na Alemanha
Clube histórico foi relegado para a Taça Sul-Americana na próxima temporada
Antigo jogador do Paris SG diz que o argentino mudou e se está a revelar
Treinador português orienta o Al Gharafa desde outubro do ano passado
'The Times' diz que ideia será discutida na próxima reunião do organismo