Nacional de fundo testa olímpicos

Prova tem lugar em Gondomar

• Foto: Amândia Queirós

O Campeonato Nacional de fundo que amanhã se disputa na pista de Melres, em Gondomar, vai testar a forma dos olímpicos, quando estamos a sensivelmente cinco meses do Rio’2016. Isto apesar da distância (5.000 m) não ser a que vão disputar nos Jogos, que será a de 1.000 m para masculinos. Seja como for, não havendo contraindicação da equipa técnica, esta prova é uma oportunidade para ver os melhores atletas nacionais em ação em território português.

Fernando Pimenta (Clube Náutico de Ponte de Lima), João Ribeiro (Benfica) e Emanuel Silva (Sporting) são os nomes mais sonantes que estão entre os inscritos, eles que vão ao Brasil defender, em agosto, as cores nacionais em três embarcações. O primeiro no K1 e K4, os outros dois no K2 e K4, sendo que neste último barco falta acrescentar o madeirense David Fernandes, que vai estar ausente em Gondomar por estar ainda a recuperar de uma lesão.

Na pista de Melres, Pimenta surge como o alvo a abater, procurando o oitavo título sénior seguido. "Favoritos são quase todos os que estão na linha de largada. Basta ter logo um pequeno azar para tudo se alterar", disse o canoísta de Ponte de Lima, que reconhece, no entanto, que os atletas da Seleção Nacional podem ter um pouco de vantagem sobre os restantes "devido à maior experiência". Mas é preciso muito mais para se ser sete vezes campeão nacional. "Sorte e um pouco de habilidade para estarmos no trajeto certo e, claro, controlar a energia."

O especialista em K1 1.000 metros, que tinha 19 anos quando conquistou o primeiro título sénior – foi também campeão em cadetes e juniores –, diz que o Nacional de fundo não é de maneira nenhuma a "prioridade para este ano", mas refere que se trata de uma prova que desperta sempre muito interesse, seja em que país for. "Não só pelo número de participantes, como pelo espetáculo".

Por Ana Paula Marques
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Canoagem

Notícias

Notícias Mais Vistas