Nova fórmula no K4 a pensar no Rio'2016

Embarcação sofreu alterações

• Foto: Bruno Teixeira Pires

Fora do pódio desde o Europeu de 2015, na República Checa, onde conquistou a prata, o K4 tem em Moscovo a oportunidade de voltar a brilhar, ainda que atletas e equipa técnica façam questão de referir que o principal objetivo do ano são os Jogos Olímpicos do Rio.

E é com o propósito de chegar ao Brasil nas melhores condições para estar na discussão das medalhas que foram feitas algumas alterações na embarcação a quatro, que serão testadas no Campeonato da Europa, que se disputa entre hoje e domingo na capital russa. A mudança prende-se essencialmente com a troca de posição entre dois dos quatro canoístas. Assim, Fernando Pimenta vai continuar à frente e David Fernandes atrás, enquanto Emanuel Silva trocará de posição com João Ribeiro, passando a fazer a posição dois, deixando a terceira ao companheiro com quem também faz equipa no K2 1000/500 e nos mesmos lugares. "Experimentámos fazer uma ligeira mudança para ver se melhorava o barco e conseguimos", explicou Emanuel Silva.

O canoísta do Sporting, que faz equipa no K4 ainda com Fernando Pimenta e David Fernandes, está em Moscovo com os olhos noutro continente. Por isso, diz não ter grandes expectativas quanto à obtenção de medalhas, ainda que este ano a dupla do K2 já tenha subido ao pódio (ouro e bronze em Taças do Mundo). "Temos de estar conscientes do que queremos e para o que trabalhamos", esclareceu. "Não podemos estar bem em todos os momentos, em todas as competições. Mas se tivermos oportunidade de ganhar medalhas, não vamos deixar fugir. No entanto o foco é o Rio’2016." Refira-se que Emanuel Silva vai no Rio’2016 cumprir a quarta participação olímpica, depois da estreia em Atenas’2004 e da prata em Londres’2012, com Pimenta.

Sete no Rio

Nos Jogos Olímpicos vão estar sete canoístas portugueses, mas só quatro deles participam no Europeu de Moscovo, os já referidos. Francisca Laia (K1 200), Teresa Portela (K1 500) e Hélder Silva (C1 200), com diferentes planos e também devido a problemas físicos, optaram por continuarem a preparação sem competir.

Por Ana Paula Marques
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Canoagem

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.