Pimenta e Portela confirmam presença no Rio'2016 se vencerem Taça de Portugal

Canoístas podem já carimbar o passaporte

Teresa Portela pode celebrar duplamente neste fim de semana.
• Foto: José Moreira

Os canoístas que garantiram a vaga para Portugal em monolugares (K1 e C1) nos Jogos Olímpicos Rio2016 vão poder confirmar a sua presença no Brasil este fim-de-semana, caso vençam as respetivas provas na Taça de Portugal, em Montemor-o-Velho.

Fernando Pimenta e Teresa Portela, em K1 1.000 e 500, respetivamente, garantem essas provas no Rio de Janeiro caso vençam a Taça de Portugal. Se não o conseguirem, o desempate decorrerá na Taça do Mundo, que vai decorrer, também em Montemor-o-Velho, de 03 a 05 de junho.

Em C1 200, e como Hélder Silva está lesionado, tendo sido dado como clinicamente inapto pela equipa médica da federação para a Taça, o vencedor desta prova nacional vai medir forças com Hélder Silva na Taça do Mundo de Duisburgo, Alemanha, de 20 a 22 de maio.

Se o canoísta GNR for batido em solo germânico, a 'desforra' decisiva decorrerá na mesma Taça do Mundo, em Portugal.

Para já, Portugal tem garantidas seis vagas em regatas em linha, sendo que vai tentar mais três a 18 e 19 de maio, em Duisburgo. Francisca Laia em K1 200 e a dupla olímpica Helena Rodrigues/Beatriz Gomes, em K2 500, terão essa possibilidade.

Como motivação, os canoístas podem recordar que os vice-campeões olímpicos em K2 1.000, Fernando Pimenta e Emanuel Silva, se apuraram para os Jogos Londres2012 precisamente nessa derradeira fase.

A Taça de Portugal vai contar com perto de 500 canoístas, em representação de 47 clubes.

De recordar que em slalom as esperanças lusas também fazem sentido, sendo que José Carvalho (C1) pode nem precisar de competição.

José Carvalho foi o primeiro a ficar de fora, mas basta-lhe que um dos três países que desdobraram atletas nos Mundiais (o mesmo elemento apurado em C1 e C2) mantenham o registo para o Rio de Janeiro para que seja libertada vaga que será do português.

De qualquer forma, os Europeus da Eslováquia, de 12 a 15 de maio em Littovsky, vão atribuir as derradeiras vagas, apenas uma tanto em C1 como em K1, que tem sido disputada por Ivan Silva.

Por Lusa
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Canoagem

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.