_
Rui Costa (EF Education) sagrou-se este domingo campeão nacional de fundo, ao vencer em Santa Maria da Feira à frente de Rui Oliveira (UAE Team Emirates) e Luís Gomes (Gi Group Holding-Simoldes-UDO).
O ciclista poveiro conquista assim o seu terceiro título nacional de fundo, depois das vitórias em 2015 e 2020.
Num pelotão com pouco mais de meia centena de ciclistas, destacavam-se os dos World Tour, com a Emirates em vantagem numérica, ao apresentar os gémeos Ivo (campeão em título), Rui Oliveira e António Morgado, que na sexta-feira venceu o contrarrelógio e que este domingo teve alguns azares, como ter de trocar de bicicleta duas vezes.
Perante a supremacia da Emirates, Rui Costa teve de fazer pela vida. "Tive muito desgaste para fechar espaços, mas as pernas responderam da melhor maneira na parte final. Sabia que o Rui estava bem e sentia-me um bocadinho reticente, mas também sabia que tinha de dar o meu melhor para conquistar este título que tanto orgulho me dará levar além fronteiras", frisou o novo campeão nacional, que vai correr o Tour nesta condição. A confirmação da sua presença nos efetivos da EF Education deverá acontecer ainda este domingo ou esta segunda-feira.
Classificação: 164,1 quilómetros
1º Rui COSTA EF Education - Easypost 3:49:01 -
2º Rui OLIVEIRA UAE TEAM EMIRATES 3:49:03 +0:02
3º Luís GOMES GI GROUP HOLDING-SIMOLDES-UDO 3:49:12 +0:11
4º Afonso SILVA AP HOTELS & RESORTS/ TAVIRA/SC FARENSE 3:49:30 +0:29
5º Ivo OLIVEIRA UAE TEAM EMIRATES 3:52:01 +3:00
6º João MATIAS Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua 3:52:18 +3:17
7º Diogo BARBOSA AP HOTELS & RESORTS/ TAVIRA/SC FARENSE 3:52:21 +3:20
8º Joaquim SILVA Efapel Cycling 3:52:27 +3:26
9º Afonso EULÁLIO ABTF Betão / FEIRENSE 3:53:12 +4:11
10º César FONTE Radio Popular /Paredes/ Boavista 3:53:18 +4:17
Por RecordCiclista português de 34 anos subiu ao pódio em Barcelona
Jovem italiano festejou a primeira vitória da carreira
Prova decorre até domingo em Hong Kong
Antigo vencedor da prova aplaude trabalho de Ezequiel Mosquera
Holandeses e italianos ficaram sem representantes nas provas europeias
Juiz português envolto em polémica na sequência de um lance com um ex-Benfica, no duelo entre Estrasburgo e Mainz
Sergio Bueno, treinador do Mazatlán, terá de fazer várias horas de "trabalho social orientadas para a promoção da igualdade de género".
Com a eliminação do Sporting, o nosso país fica agora apenas com FC Porto e Sp. Braga nas provas europeias
Desinvestimento do Al Ittihad pode levar à saída da Arábia Saudita
Luta continua 'acesa' entre os tubarões europeus, mas quem chama a atenção... é a Polónia