_
Muita da elite do ciclismo mundial estará este sábado a competir na Figueira da Foz, uma das cidades mais fustigadas pelas intempéries que têm assolado o país, nomeadamente pela passagem da tempestade Kristin.
O mau tempo levou mesmo ao cancelamento de vários eventos em Portugal, entre eles o Carnaval a celebrar a partir de este sábado, com Figueira da Foz a ser um dos municípios que decidiu adiar esta festividade para abril. De pé manteve a Figueira Champions, que vai para a estrada para cumprir a sua quarta edição.
Apesar da melhoria da prevista melhorian do tempo, sem chuva e até com sol, o vento forte pode gerar alguma preocupação.
No plano desportivo e pese embora algumas ausências de vulto, nomeadamemte de Remco Evenepoel (Red-Rull), vencedor em 2023, e de João Almeida (Emirates), que chegou a estar anunciado, o cartaz de participantes tem outras estrelas que certamente animarão uma prova com 221 km e que tem dificuldades, como as subidas do Parques Florestal (1.ª categoria) e do Enforca Cães (2.ª), ambas a passar por diversas vezes.
António Morgado (Emirates) é um dos candidatos à vitória, ele que estará na linha de partida para defender o título, conquistado em 2025, após uma fuga. O português, de 22 anos, resistiu quase no limite à perseguição, impondo-se com cinco segundos de vantagem ao pelotão liderado então pelo francês Paul Magnier (Soudal). Mas na sua equipa há outros candidatos, como Brandon McNulty, com as restantes equipas do World Tour – dez ao todo, num universo de 14 formações estrangeiras – a apresentarem também os seus argumentos.
Na expetativa estarão as nove equipas portuguesas, numa corrida que acaba por ser a primeira de 2026 em Portugal, por força do adiamento da Prova de Abertura (estava marcada para o dia 7) devido ao mau tempo.
Muitos dos participantes da Figueira Champions, seguem depois para a Volta ao Algarve, de 18 a 22.
Confira aqui a lista de inscritos.
Por Ana Paula MarquesFigueira Champions tem lugar este sábado
Ciclista venceu a prova em 2025
Ciclista acabou precocemente a carreira aos 26 anos
Português vai lutar pela vitória diante de outros grandes nomes do pelotão mundial
Campeão PSG lidera a lista
Benfica foi quem mais amealhou
Avançado inglês estava sem clube depois de ter rescindido com o Chelsea
Associação de Futebol daquele país quer aproximar-se das principais liga europeias
Gianni Infantino defendeu o levantamento das restrições, mas Ceferin mostra-se irredutível na sua posição
Ex-internacional francês implicado na nova 'fornada' de documentos divulgados pelo Departamento de Justiça dos EUA