Os portugueses Iúri Leitão e Diogo Narciso foram esta sexta-feira eliminados nas qualificações do quilómetro e da perseguição individual, respetivamente, nos Mundiais de ciclismo de pista, que decorrem em Santiago do Chile, falhando as finais agendadas para esta noite.
Depois da medalha de bronze conquistada na quinta-feira na prova de scratch, Iúri Leitão voltou a competir no velódromo chileno, desta vez na disciplina do quilómetro contrarrelógio, terminando a qualificação na 26.ª posição, entre 30 participantes.
O ciclista vianense completou o esforço de um quilómetro em 1.02,116 minutos, a 4,435 segundos do neerlandês Harrie Lavreysen, que venceu a ronda de apuramento com 57,681 segundos e uma média de 62,412 km/h.
Apenas os oito melhores tempos seguiram para a final, marcada para esta noite, deixando o português fora da decisão. Lavreysen, campeão olímpico e mundial em várias disciplinas de velocidade, liderou uma qualificação dominada pelos sprinters, à frente do britânico Joseph Truman e do neerlandês Jeffrey Hoogland, segundo e terceiro classificados, respetivamente.
Na perseguição individual, disputada em 4.000 metros, Diogo Narciso concluiu a qualificação na 21.ª posição, entre 26 corredores, com o tempo de 4.21,511 minutos e uma média de 55,065 km/h, a 18,667 segundos do britânico Josh Charlton, o mais rápido da ronda.
O dinamarquês Rasmus Pedersen, segundo, e o australiano James Moriarty, terceiro, completaram o trio da frente, numa qualificação em que apenas os quatro primeiros garantiram o acesso às corridas de medalhas nesta categoria.
Os campeonatos prosseguem ainda esta sexta-feira com João Matias na final direta da corrida por pontos (21:00 em Lisboa) e, no sábado, com Iúri Leitão a disputar as quatro provas do omnium.
No domingo, João Matias regressa para a final da eliminação e a dupla Diogo Narciso/Iúri Leitão encerra a participação portuguesa na prova de madison.
Portugueses foram eliminados nas qualificações do quilómetro e da perseguição individual, respetivamente
Antigo ciclista britânico escreveu uma autobiografia
Gabriel Mendes explica o que sucedeu na prova do português, que inicialmente foi dado como 6.º classificado
Prova disputada em Santiago do Chile
Subdiretor de Record avalia últimas declarações do treinador do Benfica sobre o plantel
Craques ficaram à conversa depois do Real Madrid-Juventus
Nunca uma equipa chegou à final da Libertadores depois de ter perdido a 1.ª mão das ‘meias’ por três golos
Entrevista ao candidato a vice-presidente das modalidades na lista de Rui Costa
Josko Gvardiol era pouco utilizado nos escalões de formação do Dínamo Zagreb e ponderou outras opções
Estava desempregado desde 2024