O ciclista dinamarquês Jonas Vingegaard (Visma Lease a Bike) fraturou esta quinta-feira a clavícula e várias costelas na violenta queda sofrida na Volta ao País Basco, revelou a sua equipa, confirmando que o bicampeão do Tour permanece hospitalizado por precaução.
"Foi uma queda feia na quarta etapa da Volta ao País Basco, mas, felizmente, ele [Jonas Vingegaard] está estável e consciente. Os exames feitos no hospital revelaram que tem a clavícula partida e várias costelas fraturadas. Vai permanecer no hospital por precaução", lê-se no sítio oficial da equipa dos Países Baixos na Internet.
Vingegaard, vencedor da Volta a França em 2022 e 2023, caiu, juntamente com mais de uma dezena de corredores, a cerca de 30 quilómetros da meta, tendo sido colocado em posição de segurança lateral pelos serviços de emergência, antes de ser retirado numa maca com assistência respiratória e um colar cervical.
"Estes são os aspetos menos bons do nosso maravilhoso desporto. Jonas, de certeza que vais voltar mais forte. Vamos estar ao teu lado durante a tua recuperação. A tua equipa", escreveu a Visma Lease a Bike, na sua página na rede social Instagram.
A queda ocorreu numa descida e envolveu mais de uma dezena de corredores, com a organização a neutralizar a etapa, com muitas ambulâncias no local a assistirem os ciclistas.
Primoz Roglic (BORA-hansgrohe), que liderava a corrida, Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) e Jay Vine (UAE Emirates) também estiveram envolvidos na queda, acabando por abandonar.
Por LusaCiclista uruguaio venceu a Volta a Portugal de 2022
Esloveno não esconde objetivo de vencer a clássica dos pavés
Ciclista português falou sobre a sua agenda para o novo ano
Ciclista espanhol deixou a UAE Emirates no final da temporada
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Depois de um mau arranque, o Manchester United é agora 6.º na Premier League
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países