João Almeida está em recuperação para a prova de fundo dos Europeus de Étoile-sur-Rhône, em França, que se disputa este domingo.
"Ele já fez hoje um ligeiro treino, está a melhorar", começou por referir a Record o selecionador nacional, explicando o que se passou com o ciclista da Emirates, que não participou na prova de contrarrelógio.
"Ele não passou bem essa manhã, ainda foi para o contrarrelógio e fez até rolos, mas optou-se por não competir. Poderia ser ainda mais prejudicial porque o objetivo é mesmo a prova de fundo", disse José Poeira.
"Em risco para a corrida? Não. Pelo menos para já", garantiu o técnico, referindo que o mal-estar de João Almeida até pode ser ainda consequência dos últimos dias da Vuelta, onde também não terminou nas melhores condições.
"Não quisermos arriscar só para alinhar no contrarrelógio. O João até nem estava para fazer essa prova, mas como tínhamos mais uma vaga, ele próprio disse que o faria", explicou ainda o selecionador nacional.
Tiago Antunes rende Afonso Eulálio
Entretanto, há uma alteração no quarteto português que vai competir domingo na corrida de fundo. Sai Afonso Eulálio para entrar Tiago Antunes (Efapel).
"Houve necessidade de fazer esta mudança. O Eulálio já tinha estado no Mundial e a sua equipa [Bahrain] precisava dele para corridas que vão conicidir nesse dia [Giro dell'Emilia]. Tivemos que fazer ajuste", avançou José Poeira. "O Tiago já tinha estado também no Mundial".
Recorde-se que Afonso Eulálio esteve em destaque no Mundial do Ruanda, ao ser nono em prova ganha por Tadej Pogacar.
Além de Tiago Antunes e João Almeida, completam a equipa portuguesa António Morgado (Emirates) e Rui Costa (EF).
Por Ana Paula MarquesSelecionador nacional diz que o ciclista já fez esta quinta-feira "um ligeiro treino"
Formação portuguesa entre as melhores do escalão na prova de sábado
Ciclista uruguaio, que venceu a Volta em 2022, está em negociações para assinar com outra equipa
Belga junta título da especialidade ao Mundial e aos Jogos Olímpicos
Afastado das funções de treinador, o alemão de 58 anos continua muito atento ao futebol internacional
Alemão, de 58 anos, ruma ao futebol japonês mas para assumir funções diferentes das de... treinador
Equipa de Jorge Jesus - que poupou Cristiano Ronaldo - venceu o Al-Zawra'a por 2-0
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Antigo técnico alemão diz-se bem na reforma