O ciclista holandês Olav Kooij (Visma/Lease a Bike) venceu esta sexta-feira ao sprint a quinta etapa da Volta aos Emirados Árabes Unidos, batendo o belga Tim Merlier (Soudal-QuickStep), que havia vencido já duas das tiradas.
Kooij, de 22 anos, cumpriu os 182 quilómetros planos entre Al Aqah e Umm Al Quwain em 4:08.38 horas, batendo Merlier, vencedor da primeira e quarta etapas, hoje segundo, e o australiano Sam Welsford (BORA-hansgrohe), terceiro.
O campeão nacional de fundo, Ivo Oliveira (UAE Emirates), foi 12.º classificado e o melhor da equipa na tirada, subindo a 125.º na geral.
Os primeiros lugares da geral não viram alterações de fundo e o australiano Jay Vine (UAE Emirates) segue líder, a duas jornadas do fim, 11 segundos mais rápido do que o compatriota Ben O'Connor (Decathlon AG2R), segundo, e 13 do que o companheiro de equipa norte-americano Brandon McNulty, terceiro.
No sábado, o pelotão sai do Museu de Abu Dhabi para a sexta e penúltima etapa, que culmina 138 quilómetros depois no promontório de Abu Dhabi, com nova chegada ao sprint em perspetiva.
Por LusaNeozelandês Nate Pringle foi segundo a mais de um minuto
Ciclista belga fala, por sua vez, em "grande dia"
Trata-se do 86.º triunfo da temporada
Belga ficou à frente do australiano Jay Vine e do compatriota Van Wilder
Extremo do PSG vence, médio fica em 3.º, lateral em 10.º e João Neves ficou em 19.º
Avançado ex-Sporting arrecadou o troféu Gerd Müller
Internacional espanhol ficou atrás de Ousmane Dembélé na corrida pela Bola de Ouro
Lamine Yamal venceu o prémio do melhor sub-21 pelo segundo ano seguido
Cantora argentina deixou mensagem nas redes sociais
Craque do Barcelona ficou em 5.º lugar