Primoz Roglic vai estar no Giro antes de rumar ao Tour, abdicando de defender o título na Vuelta, revelou este sábado o ciclista esloveno da Red Bull-BORA-hansgrohe, que vai iniciar a temporada da Volta ao Algarve.
"Foi uma decisão simples. Queria regressar a Itália, depois de um ano de ausência após a minha vitória em 2023, e nunca tinha planeado uma temporada assim, focada a 100% na entrada no Giro", explicou hoje aos jornalistas, numa conferência de imprensa em Maiorca, onde a equipa alemã está a fazer o estágio de pré-época.
Um dos principais voltistas do pelotão, Roglic, de 35 anos, confessou que a próxima edição da Volta a Itália, agendada entre 9 de maio e 1 de junho, será especial para si, pois passa pelo seu país.
"Normalmente, termino sempre as minhas temporadas com a Vuelta, mas desta vez decidimos apostar tudo no Giro e, depois, ter mais duas oportunidades [em grandes Voltas]", reconheceu, ressalvando que o Tour continuará a ser, ainda assim, uma prioridade: "Seria uma pena não estar lá".
Campeão em título da Volta a Espanha, prova que ganhou este ano pela quarta vez, o vencedor do Giro'2023 tem somado azares no Tour, com três desistências consecutivas motivadas por quedas nas últimas três edições em que participou.
No plano para o 'assalto' à corsa rosa, 'Rogla' elegeu a Volta ao Algarve para arrancar a temporada, regressando, entre 19 e 23 de fevereiro, à prova que conquistou em 2017. Depois, estará na Volta à Catalunha (24 a 30 de março).
Ao seu lado nas duas 'grandes', o também vice-campeão do Tour2020 terá o colombiano Daniel Martínez, enquanto o russo Alexander Vlasov estará na Volta a França (5 a 27 de julho) e na Vuelta (23 de agosto a 14 de setembro), onde dividirá liderança com o australiano Jai Hindley, indicou a Red Bull-BORA-hansgrohe.
Por LusaCiclista espanhol deixou a UAE Emirates no final da temporada
Esta sexta-feira foi feita a leitura do acórdão do julgamento da operação 'Prova Limpa'
Português de 36 anos vai iniciar a 11.ª temporada ao serviço da formação espanhola
Anúncio dos líderes nas Grandes Voltas aconteceu durante o estágio que está a realizar em Maiorca
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam
Técnico português levou o Henan FC ao 10.º lugar na liga e chegou à final da Taça
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana