As equipas Red Bull-BORA-hansgrohe e Soudal Quick-Step foram hoje confirmadas pela organização na Volta ao Algarve em bicicleta, que vai decorrer entre os dias 19 e 23 de fevereiro.
Enquanto Roglic, vencedor em 2017, já assumiu que começa a temporada na 51.ª edição da competição portuguesa, Evenepoel, vencedor em 2020, 2022 e 2024, deve ser a principal baixa, depois de um acidente com um veículo dos correios que lhe provocou fraturas numa costela, omoplata e mão direitas, contusões nos pulmões e "uma deslocação da clavícula direita, que rasgou os ligamentos envolventes"
Campeão olímpico em Paris2024, Evenepoel é o recordista de vitórias na competição, a par de Belmiro Silva (1977, 1981 e 1984), mas deve estar ausente na formação belga que compete no Algarve pela 19.º vez, com um total de 25 vitórias em etapas e seis na geral, destacando-se ainda os êxitos de Stijn Devolder (2008), Tony Martin (2013) e Michal Kwiatkowski (2014).
A RedBull-BORA-hansgrohe, com novo patrocinador, e que já inicia as épocas no Algarve desde 2014, tendo ganho três etapas, sem nunca triunfar na geral -- Maximilian Schachmann, em 2020, e Daniel Martínez, em 2024, ficaram em segundo, sendo que o segundo foi pódio nas três vezes em que competiu, ganhando em 2023, mas pela INEOS - também vai abrilhantar o pelotão.
O chefe de fila da formação germânica, Primoz Roglic, tem um triunfo, em 2017, pela LottoNL-Jumbo, com a qual Jan Tratnik foi terceiro em 2024.
As 88 vitórias em etapas ao longo da sua carreira profissional permitiram-lhe vencer a Volta a Espanha por quatro vezes e o Giro de Itália uma vez.
Entre as equipas da WorldTeams, já estão confirmadas a Alpecin-Deceuninck (Bel), Bahrain Victorious (Bah), EF PEducation-EasyPost (EUA), Groupama-FDJ (Fra), INEOS Grenadiers (Gbr), Intermarché-Wanty (Bel), Red Bull-BORA-hansgrohe (Ale), Soudal Quick-Step (Bel), Team dsm-firmenich PostNL (PBa), UAE Team Emirates (UAE).
Quanto a formações ProTeams, viajam até ao Algarve a Caja Rural-Seguros RGA (Esp), Lotto (Bel) e Tudor Pro Cycling (Sui).
Dinamarquês tem 48 segundos de vantagem sobre o português
Prova tem enfretado várias manifestações contra a presença da equipa de Israel
Jonas Vingegaard e João Almeida estão separados por 48 segundos
Português chega à última semana a 48 segundos do camisola vermelha
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Eder Smic Valencia está prestes a mudar-se para a MLS
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano