_
O ciclista espanhol Juan Ayuso (UAE Emirates) recuperou, graças às bonificações do sprint intermédio, a liderança da Volta à Catalunha, após a quinta etapa, esta sexta-feira ganha pelo britânico Matthew Brennan (Visma-Lease a Bike).
O jovem britânico, de 19 anos, somou a segunda vitória na 104.ª edição da corrida catalã, depois de já ter vencido a primeira etapa, num dia em que Ayuso voltou a ultrapassar o esloveno Primoz Roglic (Red Bull-BORA-hansgrohe) na liderança, agora por apenas um segundo, depois de ter sido segundo no sprint intermédio.
Já depois da passagem pelo sprint intermédio e, no momento em que era apanhado o francês Enzo Paleni (Groupama-FDJ), derradeiro resistente da fuga inicial de sete ciclistas, a Visma-Lease a Bike, a INEOS e a Movistar aproveitaram os ventos laterais, a pouco mais de 20 quilómetros da meta, para cortar o pelotão e reduzi-lo a pouco mais de 30 unidades.
Num grupo reduzido, Brennan impôs-se claramente no sprint, vencendo em 3:28.14 horas, após os 165,9 quilómetros entre Paüls e Amposta, o mesmo tempo do neerlandês Tibor del Grosso (Alpecin-Deceuninck) e do checo Pavel Bittner (Picnic PostNL), segundo e terceiro, respetivamente.
O segundo ganho no sprint intermédio permitiu a Ayuso recuperar a liderança a Roglic, com esse mesmo tempo de vantagem, passando a ter 21 segundos à maior sobre o espanhol Enric Mas (Movistar).
Os 'abanicos' acabaram por 'vitimar' apenas dois ciclistas do top 10, com o belga Lennert van Eeetvelt (Lotto) a cair duas posições, para oitavo, e o norte-americano Matthew Riccitello (Israel-Premier Tech) a descer de oitavo para 12.º.
O português Afonso Eulálio (Bahrain-Victorius) terminou a etapa na 105.ª posição, a 4.41 minutos, caindo para o 70.º lugar, a 30.43.
Este sábado sábado, corre-se uma das mais duras etapas desta edição da Volta à Catalunha, com 159 quilómetros entre Berga e Queralt, com quatro contagens de montanha, entre as quais uma de categoria especial e duas de primeira categoria, uma coincidente com a meta.
Prodígio francês de 19 anos foi dominador no Mur de Huy, na Bélgica
Formação holandesa criou dois protótipos inspirados em Gauddí: um claro e um escuro
Campeão olímpico vence a primeira das 3 corridas das Ardenas
Daniela Campois foi 18.ª com 30 pontos na prova feminina
Situação inusitada acontece já esta sexta-feira com a receção do Den Bosch ao ADO Den Haag, da 2.ª divisão
Homem terá amealhado, ao longo de cinco anos, mais de 14 milhões de euros em receitas
Acompanhe todas as incidências do encontro das meias-finais da Champions 2 da Ásia
A história de amor que está a apaixonar a Argentina. Tudo começou antes de um jogo...
Triunfo tranquilo por 4-0 frente ao Al Wasl de Rui Vitória
Holandeses e italianos ficaram sem representantes nas provas europeias