'Cav', de 35 anos, impôs-se ao 'sprint' ao fim de 5:10.30 horas, nos 212,6 quilómetros entre Beysehir e Alanya, batendo o belga Jasper Philipsen (Alpecin-Fenix), que voltou a ser segundo, e o polaco Stanislaw Aniolkowski (Bingoal Pauwels Sauces), terceiro.
Pela primeira vez desde 2016, o 'sprinter' 'bisou' na mesma corrida, voltando a sinalizar um regresso ao melhor nível depois de anos mais complicados, de uma mononucleose debelada à perda de forma.
De resto, o homem da ilha de Man já soma duas das 17 vitórias da Deceuninck-QuickStep em 2021, além de reforçar a liderança na Turquia: tem agora oito segundos de vantagem para Philipsen, segundo.
Na segunda-feira, pôs fim a um jejum de 1.159 dias sem somar novo triunfo, depois de uma etapa na Volta ao Dubai de 2018, ao bater Philipsen e o alemão André Greipel (Israel Start-Up Nation), terceiro.
Grande dominador dos 'sprints' durante quase uma década, o britânico de 35 anos conta com 30 vitórias na Volta a França no seu extenso palmarés, sendo o segundo ciclista com mais triunfos no Tour depois do recordista Eddy Merckx (34).
'Cav', que no ano passado chegou a admitir, em lágrimas, que a Gent-Wevelgem teria sido a última prova da sua carreira, é também o terceiro mais vitorioso de sempre em 'grandes Voltas': com 48 triunfos (15 no Giro e três na Vuelta), os mesmo de Alessandro Petacchi, com quem está empatado, situa-se apenas atrás de Merckx (64) e de Mario Cipollini (57).
Cavendish defende a liderança na quarta etapa, num regresso à ribalta de um dos melhores velocistas de sempre, com um total de 148 vitórias.
A quarta de oito etapas liga Alanya a Kemer em 184,4 quilómetros, com um traçado pouco acidentado que pode voltar a favorecer um confronto entre velocistas.
Norte-americano e alemão ombrearam na estrada
Revelação foi feita na apresentação das três etapas inaugurais da prova
Ciclista norueguês, campeão mundial de contrarrelógio em 2022, assinou pela equipa britânica por três temporadas
Equipa belga fará a 18.ª participação consecutiva na prova
Jean-Clair Todibo pertenceu aos quadros da equipa catalã entre 2019 e 2021, antes de rumar ao Nice
Titulares indiscutíveis de Benfica e FC Porto, respetivamente, estão em final de contrato
As águias já contrataram Prestianni e seguem Rollheiser; Os leões veem em Ousmane Diao um novo Diomande
Veículo do jogador argentino foi intercetado pela polícia