Português em bom plano na prova que consagrou Tadej Pogacar
Afonso Eulálio está a cumprir a primeira temporada no World Tour, pela equipa da Bahrain. Tem conseguido destacar-se neste final de temporada, sendo que o top dez na prova de fundo dos Mundiais do Ruanda, este domingo, confirmam as qualidades de trepador do ciclista português de 23 anos.
“Sabia que vinha bem, mas nunca pensei fechar no top 10. Foi um Mundial super duro, mas consegui gerir a corrida", começou por referir em declarações à assessoria da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), explicando depois o que se passou quando Tadej Pogacar atacou de longe.
"Não fui ao choque nem ao limite, porque sabia que a perseguição seria feita por um grupo maior. Procurei poupar-me e fazer diferenças onde sabia que podia".
Sobre o novo lugar, Eulálio diz: "Conseguir um top 10 num Mundial é muito motivador. Passei o ano a trabalhar para a equipa e, agora, no final da época, alcançar este resultado muito gratificante”.
Já o selecionador nacional destacou a dureza do Mundial e o comportamento de Afonso Eulálio: "Foi uma corrida muito difícil, com um acumulado duríssimo, e o Afonso soube gerir muito bem. Mas não basta saber gerir, é preciso ter capacidade, e ele mostrou que a tem. Chegar com os melhores, deixando para trás ciclistas de grande valor, e terminar em nono lugar é espetacular. Não podemos esquecer que o Afonso só tem 23 anos”, destaca José Poeira.
“Já no ano passado esteve no Mundial, mas teve problemas mecânicos e uma queda que o impediram de mostrar todo o potencial. Essa experiência ajudou-o agora e um ano depois está entre os dez primeiros de um Campeonato do Mundo tão duro. É muito positivo ver um corredor tão jovem alcançar este resultado numa prova desta dimensão”, rematou José Poeira.
,
Português em bom plano na prova que consagrou Tadej Pogacar
Afonso Eulálio foi o melhor português em nono
Ciclista de 24 anos somava apenas uma vitória na carreira
Corrida de elites disputa-se este domingo
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Derrota do Manchetser United volta a levantar dúvidas em torno do treinador português
Antigo avançado do Sporting sentiu-se mal ao minuto 89, depois de ter já marcado e assistido
Avançado holandês, ex-Sporting, sofre de problemas cardíacos