Prova arranca já no próximo sábado
O ciclista português Afonso Eulálio vai fazer a sua estreia em grandes voltas, depois de ter sido esta segunda-feira confirmado na equipa da Bahrain-Victorius para a Volta a Itália, que começa na sexta-feira.
No seu primeiro ano no World Tour, depois de ter deixado a ABTF Betão-Feirense para se mudar para a Bahrain-Victorius, Eulálio, de 23 anos, vai estar no Giro, integrando uma equipa em que o italiano Antonio Tiberi será a aposta para a geral, depois de ter sido quinto em 2024.
Numa equipa com muita juventude, o italiano Damiano Caruso, segundo no Giro em 2021, e o espanhol Pelo Bilbao são os mais experientes, com os transalpinos Andrea Pasqualon e Edoardo Zambanini, o croata Fran Miholjevic e o esloveno Matevz Govekar a fecharem o conjunto.
"O mais novo e menos experiente, Afonso [Eulálio], estará na primeira grande volta da sua vida. Não sabemos até onde podemos ir com este rapaz, mas tem estado bem até agora. Confiamos nele e decidimos dar-lhe a oportunidade numa grande volta", disse o diretor desportivo Gorazd Stangelj.
Contudo, Stangelj referiu que Eulálio, "às vezes, mostra grande condição e, no dia seguinte, faz menos do que o esperado".
"Mas há algumas etapas em que gostaríamos de o ter, por isso, isto é bom para a equipa, é bom para ele crescer e é um investimento no seu futuro", referiu.
Na sua temporada de estreia no World Tour, o segundo classificado da última Volta a Portugal tem como melhor resultado o 15.º posto na geral do Tour Down Under, na sua primeira prova pela Bahrain-Victorius.
A 108.ª edição da Volta a Itália vai começar na sexta-feira, em Durazzo, na Albânia, terminando em Roma, em 1 de junho, após 21 etapas e 3.443,3 quilómetros, com Eulálio a ser, provavelmente, o único português no pelotão.
Processo 'Prova Limpa' envolve 26 arguidos
Haverá ainda uma curta passagem pela Suíça. Final será em Roma
Campeão mundial deixa mensagem ao selecionador nacional que se reformou após quase 25 anos no cargo
Operação com 26 arguidos incluindo os ex-corredores da W52-FC Porto
Holandês recorda "um jogador com uma boca demasiado grande e um coração minúsculo"
Página 'Sporting CP Adeptos' partilhou momento captado em outubro, quando o Arsenal se deslocou a casa do Fulham
Colombiana continua na sua guerra mediática com antigo futebolista
Ex-jogador do Boavista e Moreirense já foi suspenso pelo Radomiak Radom