Alessandro Zanardi com "melhorias clínicas significativas" após acidente em junho

Antigo piloto de Fórmula 1 sofreu grave acidente na semana passada

O italiano Alessandro Zanardi, ex-piloto de Fórmula 1 e vencedor de quatro medalhas de ouro paralímpicas, regista "melhorias clínicas significativas", após o acidente sofrido em 19 de junho durante uma prova exibição de paraciclismo, informou hoje o hospital.

Zanardi estava a participar numa prova de exibição de paraciclismo quando perdeu o controlo da sua 'handbike' (triciclo manual controlado com as mãos) e invadiu a faixa contrária da estrada numa curva, colidindo com um camião que seguia em sentido inverso e tendo ficado sob o veículo pesado.

O Hospital San Raffaele, em Milão, refere que Alessandro Zanardi, de 53 anos, "está em tratamento semi-intensivo na Unidade Operacional de Neurorreanimação", após as várias operações realizadas e um período nos cuidados intensivos, e tem respondido ao tratamento com "melhorias clínicas significativas".

No mesmo dia do acidente, em 19 de junho, Zanardi foi submetido a uma delicada operação de neurocirurgia no hospital Le Scotte, em Siena, que durou três horas. Em julho, voltou a ser operado para tratar algumas complicações tardias derivadas da lesão na cabeça.

O antigo piloto competiu em Fórmula 1 desde 1991 a 1994, e em 1999, pelas equipas Jordan, Lotus, Minardi e Williams, mas em 2001, na Fórmula Indy, teve um acidente que obrigou a amputação de ambas as pernas, acima do joelho, e a mudar de vida.

Depois do acidente na Fórmula Indy, 'Alex', como é conhecido em Itália, prosseguiu a carreira de piloto no WTCC e nas provas de Resistência, com um carro adaptado, antes de se dedicar ao paraciclismo, que o levou a conquistar quatro medalhas de ouro paralímpicas e 12 títulos mundiais.

Por Lusa

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Ciclismo

Notícias

Notícias Mais Vistas