Ambição moderada no Médio Oriente

Seleção Nacional chega esta manhã ao Qatar, onde vai decorrer o Mundial deste ano

• Foto: Nuno Veiga

A Seleção Nacional chega esta manhã ao Qatar, país que vai receber este ano os Mundiais, numa data mais tardia do que habitualmente acontece. Por força das adversas condições climatéricas no Médio Oriente, ou seja, calor e humidade. O Mundial começa então no próximo domingo, com as provas de contrarrelógio por equipas, às quais se seguem as corridas com as camisolas dos respetivos países.

Portugal parte para aquela região do Globo com ambições moderadas, por força de um percurso demasiado ‘suave’, que não se adapta à maioria dos ciclistas convocados, em especial quando falamos do escalão de elites. Nelson Oliveira até pode conseguir um bom desempenho no contrarrelógio, mas é o próprio a reconhecer que dificilmente estará nos medalhados, ele que este ano foi 7º nos Jogos do Rio’2016 e 4º no Europeu de França. O ciclista da Movistar pode, no entanto, chegar ao pódio no ‘crono’ coletivo, domingo.

Já no dia 16, Nelson far-se-á acompanhar na corrida em linha por José Gonçalves (Caja Rural) e Sérgio Paulinho (Tinkoff), ciclistas também mais para percursos mais seletivos. A ausência de Rui Costa (Lampre) na viagem ao Qatar deve-se a opção do próprio ciclista, justificada precisamente com o facto de não ser ‘talhado’ para um traçado virado para os velocistas. Ainda assim, a distância com mais de 250 km – a organização ponderar encurtar devido ao calor –, a passagem pelo deserto, e sobretudo o vento, ditarão o desfecho final na Pearl Qatar, a ilha artificial em construção na capital Doha.

O selecionador nacional José Poeira diz, no entanto, que Portugal não vai de férias ao Qatar. "Uma Seleção que venceu em 2013 [Rui Costa] e que tem estado permanentemente nos 20 primeiros lugares tem obrigação de dar luta. Queremos ter uma boa prestação.", frisou.

Por Ana Paula Marques
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Ciclismo

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.