Daniel Viegas foi 34.º no Europeu de Estrada em juniores

Ciclista português cedeu na subida final e terminou a 10 segundos do vencedor, Nicolas Malle

A equipa portuguesa presente em frança
• Foto: Federação Portuguesa de Ciclismo

Daniel Viegas conseguiu esta sexta-feira o melhor desempenho da Seleção Nacional no arranque das provas de fundo do Campeonato da Europa de Estrada, em Plumelec, França.

O algarvio conseguiu aguentar o ritmo dos melhores juniores europeus, terminando a prova de 123,3 quilómetros no pelotão principal. Cruzou a meta na 34.ª posição, a 10 segundos do vencedor, o francês Nicolas Malle, que se destacou ligeiramente na dura subida para a chegada, a Côte do Cadoudal (1700 metros com inclinação média de 6,2 por cento).

Toda a corrida foi muito veloz e intensa – o vencedor fez uma média de 40,247 km/h -, mas as movimentações decisivas, que reduziram muito o pelotão principal, aconteceram na penúltima subida do monte bretão. A aceleração fez o pelotão perder unidades e aniquilou a esperança dos ciclistas que seguiam em fuga.

Daniel Viegas cedeu na última subida, pagando o esforço empreendido para não deixar escapar a roda dos melhores. "Esforcei-me para me manter no grupo principal, que se foi partindo. Dei sempre tudo para 'colar' aos da frente quando perdia terreno. Consegui entrar na última subida no primeiro pelotão, mas já não consegui ir ao choque, meti o meu passo. Acabei por pagar o esforço de lutar para me manter junto dos primeiros ao longo de toda a prova", avalia o júnior luso.

Toda a equipa portuguesa chegou ao fim. Pedro Teixeira foi 82.º e João Almeida 83.º, ambos a 3m11s. Pedro Lopes terminou em 106.º, a 7m55s. "Os quatro corredores mantiveram-se no pelotão principal até à entrada para a última volta, o que é de realçar. No entanto, em termos de resultado final, esperava um bocado melhor", admite o selecionador nacional, José Poeira.

Hoje também se realizou a prova para juniores femininas, na qual a portuguesa Soraia Silva foi 64.ª classificada. A corredora da Seleção Nacional fez uma corrida taticamente inteligente, colocando-se bem no grupo, cedendo apenas quando o pelotão se partiu ao meio.

Por João Lopes
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Ciclismo

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.