A ABTF-Feirense 'roubou' os promissores Fábio Costa e Pedro Silva à Glassdrive-Q8-Anicolor, deixando a principal equipa do ciclismo nacional sem dois dos seus gregários, confirmou esta sexta-feira a estrutura de Santa Maria da Feira.
"Fábio Costa e Pedro Silva na ABTF Betão-Feirense em 2024! Estes meninos têm todo o motivo para sorrir já que a partir de 1 de janeiro vão ser colegas de Afonso Eulálio. É para nós motivo de orgulho integrar na equipa estes dois jovens, que são já duas certezas do ciclismo nacional", lê-se na conta oficial daquela formação na rede social X (ex-Twitter).
Fábio Costa, de 24 anos, foi campeão nacional de fundo de sub-23 em 2020 e vice-campeão no ano seguinte, tendo conquistado a medalha de bronze em elites em 2022. O ciclista de Ermesinde, que conquistou a primeira vitória como profissional no Grande Prémio Jornal de Notícias, foi um dos gregários da Glassdrive-Q8-Anicolor nas últimas duas edições da Volta a Portugal, tendo colaborado para a vitória do uruguaio Mauricio Moreira em 2022.
Já Pedro Silva, de 22 anos, venceu a classificação da montanha na última edição da Volta ao Alentejo e a da juventude no GP Jornal de Notícias, no qual 'inaugurou' o seu palmarés profissional, ao vencer a segunda etapa. Campeão nacional de juniores em 2019, foi ainda 11.º no Campeonato da Europa de sub-23 no ano passado.
As duas promessas do ciclismo nacional seguem as pisadas de Afonso Eulálio, que esta época também trocou a Glassdrive-Q8-Anicolor pela ABTF-Feirense.
As saídas de Fábio Costa e Pedro Silva representam duas 'baixas' entre os poucos gregários da Glassdrive-Q8-Anicolor, que terá de procurar agora novos ciclistas para trabalharem para os líderes Mauricio Moreira, Frederico Figueiredo, vice-campeão da Volta 2022, Artem Nych, o russo que foi quarto na última edição da prova 'rainha' do calendário nacional, e James Whelan.
Norte-americano e alemão ombrearam na estrada
Revelação foi feita na apresentação das três etapas inaugurais da prova
Ciclista norueguês, campeão mundial de contrarrelógio em 2022, assinou pela equipa britânica por três temporadas
Equipa belga fará a 18.ª participação consecutiva na prova
Jean-Clair Todibo pertenceu aos quadros da equipa catalã entre 2019 e 2021, antes de rumar ao Nice
Titulares indiscutíveis de Benfica e FC Porto, respetivamente, estão em final de contrato
Escocês termina contrato com Vancouver Whitecaps (MLS) em dezembro de 2024
As águias já contrataram Prestianni e seguem Rollheiser; Os leões veem em Ousmane Diao um novo Diomande