Giro para a história

Prova arranca esta sexta-feira em Israel

O início em Israel, esta sexta-feira, já é um marco histórico no Giro. Em 13 ocasiões em que o arranque foi no estrangeiro, esta é a primeira que acontece fora da Europa. Israel abriu os cordões à bolsa para receber a caravana durante três dias, numa gigantesca operação para equipas, organização e até comunicação social.

Para além do atrativo de a primeira corrida por etapas começar num país que vive quase sempre em sobressalto por causa do conflito com a Palestina, há outras razões para seguir com atenção o Giro: a presença de Chris Froome. O britânico ignorou literalmente as críticas de que não deveria competir enquanto o seu caso de doping na Vuelta de 2017 não estivesse resolvido, e apresenta-se com um objetivo muito concreto, após oito anos de ausência na corrida: vencer a Grande Volta que lhe falta no palmarés. Se o fizer, torna-se no 7º a consegui-lo e apenas no 3º de forma seguida.

O líder da Sky e, até que haja uma decisão do doping, venceu o ano passado o Tour (julho) e a Vuelta (setembro). Igualará o belga Eddie Merckx (1972/73) e o francês Bernard Hinault (1982 e/83). "É uma grande motivação poder ganhar as três Voltas seguidas. Estou preparado para vencer, ainda que não possa garantir que isso irá acontecer", disse.

Portugueses

A Volta a Itália de 2018 vai contar apenas com um português, José Gonçalves, que repete a presença de 2017, quando se estreou na corrida. "Este ano não vamos ter um líder para atacar a classificação geral, por isso vamos tentar ganhar etapas", disse ao nosso jornal o ciclista da Katusha. "Vou ter liberdade e espero estar bem para aproveitar". Em 2017, classificou-se no 60º posto. Melhorar o lugar na geral "não é prioridade" para Gonçalves.
José Azevedo, em 5º (2001) detém a melhor classificação de um português no Giro, sendo que Acácio da Silva, em 1989, foi o único a envergar a rosa

Por Ana Paula Marques
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Ciclismo

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.

0