Ivo Oliveira é 5.º na prova de perseguição individual do Campeonato da Europa de pista

António Barbio e Rafael Silva também estiveram em ação mas tiveram desempenhos mais modestos

• Foto: Federação Portuguesa de Ciclismo

Ivo Oliveira foi este sábado 5.º classificado na prova de perseguição individual do Campeonato da Europa de pista, na categoria de elite, disputada em Saint-Quentin-en-Yvelines, França.

O gaiense ficou apenas a 4 centésimos de segundo do 4.º lugar na manga de apuramento, que lhe garantiria a passagem à final B, na qual estaria em discussão a medalha de bronze.

O corredor português fez uma prova de qualificação bem planeada, mantendo-se num ritmo médio nos primeiros dois quilómetros e acelerando fortemente nos dois quilómetros finais.

Ainda assim, o registo conseguido, 4 minutos 20 segundos e 629 milésios, ficou aquém do tempo que valeu a Ivo Oliveira a medalha de prata, em sub-23, em julho, 4 minutos 17 segundos e 448 milésimos, sendo, no entanto, de realçar que a pista deste Europeu de elite se tem revelado, para todos os ciclistas, mais lenta do que a do Europeu de sub-23.

"O Ivo esteve muito bem, com uma performance ao nível dos melhores. O tempo mais lento do que o conseguido em julho justifica-se com as condições ambientais. A temperatura e a humidade da pista francesa dificultam a progressão dos corredores, mas o Ivo conseguiu empregar mais potência do que na prova de sub-23", explica o selecionador nacional, Gabriel Mendes.

António Barbio, estreante nestas andanças da pista de nível superior, fechou a prova de perseguição individual no último lugar, com 4 minutos 44 segundos e 25 milésimos. As medalhas serão discutidas na noite deste sábado.

Rafael Silva foi o 20.º classificado na corrida por pontos, com 1 ponto. O dinamarquês Niklas Larsen venceu folgadamente, com 83 pontos, seguido pelo belga Kenny de Ketele, com 53, e pelo bielorrusso Raman Ramanau, com 36.

O Campeonato da Europa de Elite termina domingo. Portugal terá dois corredores em ação. Ivo Oliveira e João Matias farão equipa na final direta de 'madison', com início programado para as 15h25.

Por João Lopes
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Ciclismo

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.