Aos 19 anos, o jovem luso estreou-se em Mundiais de elite e logo com um 'batismo de fogo', ao ser o primeiro a ser eliminado quando parecia não se dar conta de que era a volta decisiva para afastar o último a passar na meta.
Pouco antes, a primeira de duas quedas da prova tinha neutralizado a corrida, que prosseguiu mais tarde até 'coroar' o britânico Ethan Vernon, bronze em 2022, como novo campeão do mundo da disciplina.
O canadiano Dylan Bibic, de apenas 20 anos, foi segundo, enquanto o italiano Elia Viviani, que era o bicampeão em título, foi terceiro.
"A saída do João não aconteceu por falta de capacidade motora. Foi falta de concentração. Fisicamente tinha condições para permanecer mais tempo em prova", destacou o selecionador de pista, Gabriel Mendes, em declarações à Federação Portuguesa de Ciclismo.
Ainda na pista, mas no paraciclismo, Telmo Pinão fechou o omnium com o 14.º lugar final, entre 16 participantes, após ser o 15.º na prova de um quilómetro em contrarrelógio, na classe C2.
A prova foi dominada, sem surpresa, pelo francês Alexandre Leauté, grande favorito, com o japonês Shota Kawamoto na prata e o também gaulês Florian Chapéu no bronze.
"O balanço global que faço destes dias é extremamente positivo, porque a evolução do desempenho relativamente ao ano passado foi muito grande", destacou Pinão.
Na terça-feira, os irmãos gémeos Ivo Oliveira e Rui Oliveira competem na corrida de madison, para duplas, que é disciplina olímpica, em prova marcada para as 19:44, já depois de Daniela Campos competir na corrida por pontos.
Fora da pista, Raquel Queirós está escalada para competir na 'short race' de 'cross country' olímpico.
Antigo ciclista francês Jérôme Pineau garante que o norte-americano "tinha o sistema do seu lado"
Prova vai decorrer entre 14 e 18 de fevereiro de 2024
Condutor abalroou atletas quando estes estavam parados num sinal vermelho
Norte-americano e alemão ombrearam na estrada
Jorge Gómez, de 42 anos, é acusado de abusar das atletas no seu apartamento
Exerce a função nas camadas jovens do emblema das Caldas da Rainha
Emblemas geridos pelo investidor norte-americano andam longe do estrelato
Internacional argentino fez revelação numa entrevista à revista à ‘Time’