Julian Alaphilippe vence etapa inaugural da Volta ao País Basco

Após uma fuga a dois nos últimos quilómetros

• Foto: EPA

O ciclista francês Julian Alaphilippe (Quick-Step Floors) venceu esta segunda-feira a etapa inaugural da Volta ao País Basco, após uma fuga a dois nos últimos quilómetros, juntamente com o esloveno Primoz Roglic (LottoNL-Jumbo).

Alaphilippe, de 25 anos, cortou a meta ao fim de 4:17.36 horas, após 162,1 quilómetros, e tornou-se o primeiro líder da classificação geral, à frente de Roglic, companheiro de fuga na parte final, e do espanhol Pello Bilbao (Astana), que fechou em terceiro a 23 segundos.

O duo adiantou-se nos últimos quilómetros e ganhou vantagem após a descida da última de seis contagens de montanha, arriscando nos seis últimos quilómetros até à meta para colocar 23 segundos entre eles e o primeiro grupo de perseguidores.

Uma série de favoritos à vitória final terminaram a 51 segundos do vencedor, entre eles o italiano Vincenzo Nibali (Bahrain Média) e o canadiano Michael Woods (Education First).

O ciclista francês da Quick-Step Floors lidera agora com quatro segundos de vantagem para Roglic e 32 segundos sobre o restante 'top 10', que inclui, na 10.ª posição, o colombiano Nairo Quintana (Movistar), que tentou perseguir os dois fugitivos, mas acabou apanhado pelo primeiro grupo.

O melhor português em prova foi Rui Costa (UAE Team Emirates), que ocupa a 23.ª posição da geral, a 1.22 minutos de Alaphilippe, enquanto Rúben Guerreiro (Trek Segafredo) fechou na 76.ª posição, a 5.25.

Na terça-feira, os ciclistas voltam a partir de Zarautz para uma ligação de 152,7 quilómetros a Bermeo, com uma contagem de montanha de primeira categoria, uma de segunda e outras duas de terceira categoria.

Por Lusa
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Ciclismo

Notícias

Notícias Mais Vistas