Nairo Quintana declarado vencedor da Volta às Astúrias de 2017 após suspensão de Alarcón

Português João Benta, que havia sido quarto classificado, sobe ao último lugar do pódio

• Foto: Reuters

O colombiano Nairo Quintana, agora na Arkéa Samsic, foi esta sexta-feira declarado vencedor oficial da Volta às Astúrias em bicicleta de 2017, na sequência da suspensão de quatro anos ao espanhol Raúl Alarcón, da W52-FC Porto.

Segundo os organizadores da corrida, o colombiano, que então representava a Movistar, é outorgado "de forma imediata" como vencedor da 'Vueltina', depois de ter sido segundo classificado nesse ano.

Óscar Sevilla sobe ao segundo lugar do pódio, com o português João Benta (Rádio Popular-Boavista) a fechar o novo 'trio', depois de então ter sido quarto classificado.

O espanhol Raúl Alarcón (W52-FC Porto), vencedor da Volta a Portugal em 2017 e 2018, foi suspenso por quatro anos por "uso de métodos e/ou substâncias proibidas", segundo a lista atualizada de suspensões da União Ciclista Internacional (UCI).

Segundo a lista de suspensões atualizada na terça-feira pela UCI, os resultados desportivos de Alarcón são anulados entre 28 de julho de 2015 e 21 de outubro de 2019, pelo que o espanhol 'perde' as Voltas a Portugal conquistadas.

O ciclista de 34 anos, que está suspenso até 20 de outubro de 2023, venceu a Volta a Portugal de 2017 diante de Amaro Antunes, campeão da edição especial da prova celebrada no ano passado, e no ano seguinte bateu o também português Jóni Brandão.

Questionado pela Lusa sobre essas classificações, o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), Delmino Pereira, disse que a Volta, como outras provas, deverão sofrer "ajustamentos".

"Vamos aguardar exatamente a decisão do caso em concreto, a comunicação da UCI ao pormenor, e [a classificação] será ajustada em função dos pormenores que venham desta decisão. Haverá uma atualização de todos os resultados" relativamente a esse período, explicou.

A FPC ainda não foi notificada pela UCI, uma vez que Alarcón é filiado na federação espanhola.

Por Lusa

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Ciclismo

Notícias

Notícias Mais Vistas