Não é o Tour mas podia ser...

Arranca a Volta ao Algarve

• Foto: Filipe Farinha

Não tem os dias de competição de uma Volta a França (5 contra 22), não tem, nem de longe, o carisma e a história da mais emblemática corrida do Mundo, mas tem um pelotão à altura, que em nada fica a dever às grandes provas. Estamos a falar de uma corrida portuguesa, com 42 anos, que arranca hoje.

Falamos da Volta ao Algarve, uma competição que nos habituou, a partir de 2000, às grandes estrelas do pelotão. Nesse mesmo ano, a prova foi ganha pelo suíço Alex Zulle (Banesto), sem esquecer que no ano antes o catalão Melchor Mauri inscrevia o seu nome no palmarés com a camisola do Benfica. Em 2004, a Volta ao Algarve terá vivido talvez o seu ponto alto, quando Lance Armstrong fez questão de iniciar a temporada em Portugal, no ano em que viria a conquistar o seu penúltimo Tour. Vitórias entretanto apagadas do currículo devido a ter confessado o uso de doping. No Algarve, curiosamente, não ganhou, ‘entregando’ de bandeja o triunfo ao compatriota e então colega na US Postal Floyd Landis, que viria mais tarde a ser o seu inimigo número um no escândalo de dopagem.

Sempre houve, desde os finais da década de 90, estrelas mundiais na Volta ao Algarve, mas nunca como este ano, em grande número. Digamos que só falta mesmo o britânico Chris Froome (Sky) e o italiano Vincenzo Nibali (Astana), que optaram pela Andaluzia e Omã, respetivamente, para a festa ser completa. Não estão eles, estão Alberto Contador (Tinkoff), Fabio Aru (Astana), Joaquin Rodriguez (Katusha), Tom Boonen (Etixx), Tony Martin (Etixx), Marcel Kittel (Etixx), Fabian Cancellara (Trek), Gerraint Thomas (Sky), enfim, estamos mesmo "perante o melhor pelotão de sempre", como classificou Delmino Pereira, presidente da FPC, entidade organizadora em parceria com a Associação do Algarve. Baixa de última hora, devido a doença, é o polaco Michal Kwiatkowski (Sky), vencedor em 2014. Também adoentado está Rodriguez.

Percurso

O bom tempo – ainda que hoje haja previsão de chuva para o Algarve –, as boas estradas, a boa gastronomia, os bons hotéis são argumentos que atraem as grandes equipas ao Algarve. Do World Tour vêm 12, o limite para a categoria da prova no que respeita às formações da 1ª Divisão, mas outras manifestaram interesse em correr. Depois, um percurso para todo o tipo de ciclistas acabou por ser a cereja no topo do bolo. Cinco etapas, sendo que duas são teoricamente para chegadas em pelotão (hoje e sábado), duas de montanha (amanhã e domingo), e um contrarrelógio (sexta) para um duelo, por exemplo, entre Tony Martin e Fabian Cancellara, que têm dominado a especialidade nos últimos anos, com diversos títulos mundiais para cada um.

Sporting e FC Porto

Há a acrescentar mais um dado para tornar esta Volta ao Algarve um grande atrativo para quem gosta de ciclismo: os regressos das camisolas do Sporting e Fc Porto ao pelotão, com os primeiros a fazerem alinhar o seu líder, o italiano Rinaldo Nocentini, enquanto os dragões optaram por alinhar sem o galego Gustavo Veloso, com a preparação atrasada.

Estão pois reunidas as condições para a Volta ao Algarve, condizente com a sua dimensão, ser um mini Tour no início da época. Só falta mesma a TV em direto.

Números

3 Alberto Contador, Fabian Cancellara e Tom Boonen vão ser agraciados, domingo, pela organização com o Prémio Prestígio, dado a quem através do seu palmarés e historial no pelotão, tenham valorizado a corrida portuguesa com a sua presença

4 Joaquim Rodríguez (2.º), Fabio Aru (5.º), Alberto Contador (7.º) e Thibaut Pinot (10.º) são os ciclistas do top 10 do ranking de 2015 presentes no Algarve

27 Os 190 corredores que alinham hoje em Lagos representam 27 nacionalidades. Não há africanos nem asiáticos

105 São mais de uma centena os jornalistas que estão acreditados para acompanharem a Volta ao Algarve, em representação de 12 países, quase todos oriundos da Europa. Há um vindo da Colômbia

Por Ana Paula Marques
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Ciclismo

Notícias

Notícias Mais Vistas