Uma queda a 500 metros da meta 'descarrilou' o comboio dos 'sprinters', mas não impediu o alemão de 28 anos de superiorizar-se aos locais Caleb Ewan, a representar a seleção australiana, e Michael Matthews (Jayco AlUla), segundo e terceiro na tirada, com as mesmas 03:37.35 horas do vencedor.
A vitória no final da ligação de 149,9 quilómetros, com início e final em Tanunda, foi a 20.ª da carreira para Phil Bauhaus, que inaugurou o palmarés com dois triunfos em etapas na Volta a Portugal de 2014.
"Caí com estrondo [durante a etapa], a corrida foi muito nervosa hoje, muitos corredores caíram", descreveu o vencedor no final da tirada, na qual o português André Carvalho (Cofidis) chegou no pelotão, na 78.ª posição.
Também Alberto Bettiol cortou a meta com o mesmo tempo de Bauhaus, mantendo a liderança da geral da prova australiana, agora com Michael Matthews como 'vice', a seis segundos.
O norte-americano Magnus Sheffield (INEOS) desceu ao terceiro lugar, estando a oito segundos do italiano da EF Education-EasyPost.
Já Carvalho subiu 11 posições, até ao 81.º posto, a 41 segundos de Bettiol.
Na quinta-feira, a segunda etapa vai ligar Brighton e Victor Harbor, no total de 154,8 quilómetros, com uma contagem de primeira categoria a pouco mais de 20 quilómetros da meta.
Completou os 204,1 quilómetros da clássica belga, com início e fim em Harelbeke, em 04:44.59 horas
Ciclista da Efapel 'detetou' uma hesitação no pelotão a um quilómetro
Português em bom plano na quinta etapa
Ciclista francês foi obrigado a redefinir horizontes devido à extinção da B&B Hotels
Médio, que se retirou dos relvados há poucos dias, deixa muitos elogios ao técnico português e a Cristiano Ronaldo
Série de alterações apresentadas pela associação que regula as regras do futebol entrarão em vigor já a partir de julho
Novo capitão da seleção francesa explicou a forma de pensar acerca da liderança
Senol Gunes referiu que o médio inglês se encontrava ausente dos trabalhos da equipa... por estar a chover