Afonso Eulálio foi o melhor português em nono
Tadej Pogacar, quatro vezes vencedor da Volta a França, sagrou-se este domingo bicampeão do Mundo, no Ruanda. Antevia-se uma dura batalha do ciclista esloveno com o belga Remco Evenepoel na prova de fundo de elites, mas o corredor da UAE Emirates levou a melhor com uma fuga bem sucedida no Mont Kigali, deixando a concorrência para trás.
Pogacar aproveitou a grande dificuldade do percurso, o Mont Kigali, a mais de uma centena de km da meta, para saltar do grupo dos favoritos, tendo levado consigo o espanhol Juan Ayuso e Remco Evenepoel. Mais tarde juntou-se o mexicano Isaac del Toro, que foi depois o único a ficar com o esloveno durante algum tempo. Mas pouco depois Pogacar ficaria sozinho, para fazer mais de 60 km em solitário.
"Penso que o percurso foi desenhado para isto. Tinha esperança que um grupo pequeno se formasse, como aconteceu com o Juan [Ayuso] e o [Isaac] del Toro. Foi a combinação perfeita. Queria ficar com eles o máximo tempo possível [...], mas fiquei sozinho bastante cedo. Tal como no ano passado, fiquei isolado e tive de lutar contra mim mesmo, mas felizmente consegui", analisou o tricampeão do Tour sobre o 'filme' da corrida.
O segundo lugar, a 1.28 minutos, ficou Remco Evenepoel, tricampeão mundial de contrarrelógio, e a fechar o pódio o irlandês Ben Healy, a 2.16 minutos.
Afonso Eulálio foi o melhor português, em nono, a mais de sete minutos. Mas grande corrida do ciclista da Bahrain que só cedeu depois de ter estado na cabeça do grupo por várias vezes na tentativa de reduzir o espaço para Pogacar. Igualou o segundo melhor resultado de sempre de um luso na prova de fundo de elites em Mundiais, que Rui Costa conseguiu em 2015. O mesmo Rui Costa que dois anos antes tinha sido campeão mundial.
Com apenas quatro ciclistas, Portugal deu muito nas vistas, pois Ivo Oliveira esteve na fuga da primeira metade da corrida.
Mas dos quatro só mesmo Eulálio terminou a corrida. António Morgado e Tiago Antunes, tal como Oliveira, não chegaram ao fim. Aliás, dos mais de 160 ciclistas que alinharam, apenas 30 terminaram.
Confira aqui as classificações.
Ciclista espanhol deixou a UAE Emirates no final da temporada
Esta sexta-feira foi feita a leitura do acórdão do julgamento da operação 'Prova Limpa'
Português de 36 anos vai iniciar a 11.ª temporada ao serviço da formação espanhola
Anúncio dos líderes nas Grandes Voltas aconteceu durante o estágio que está a realizar em Maiorca
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam