O dinamarquês Henrik Pedersen sagrou-se campeão da Europa na corrida masculina, à frente do espanhol Iván Romeo, companheiro de fuga, com o francês Paul Magnier em terceiro.
Vice-campeão do mundo de sub-23, Morgado ficou sem acesso à disputa pelas medalhas, devido a uma fuga que se formou cedo na prova de 136,5 quilómetros, com destaque para o circuito em torno do Col du Vam, e que decidiu a contenda.
A dupla que discutiu o ouro entrou na última volta com mais de um minuto de vantagem e, atrás, o único entendimento foi o do sprint pelo bronze, favorável a Magnier, com Morgado a ficar mal posicionado após a queda de outro ciclista.
"Caiu mesmo à minha frente. Desviei-me e, com essa manobra, perdi muitas posições e fiquei quase em último do pelotão", declarou Morgado, citado pela Federação Portuguesa de Ciclismo.
O selecionador, José Poeira, admitiu que este resultado "não corresponde às expectativas", numa "corrida estranha" e com quedas que impediu Portugal de fazer melhor.
Gonçalo Tavares foi 35.º, a 47 segundos de Pedersen, com Diogo Narciso em 94.º, a mais de sete minutos, e João Martins na 98.ª posição, depois de uma queda o ter afetado logo na entrada no circuito.
À tarde, a corrida feminina registou um bom resultado para Daniela Campos, que este ano pouco tem corrido na estrada, com o 14.º posto fruto de se ter inserido num grupo que se adiantou à entrada para a última volta.
Desse grupo, saíram seis ciclistas e a neerlandesa Ilse Pluimers acabou por se impor ao sprint, à frente da britânica Anna Shackley, segunda, e da suíça Linda Zanetti, terceira.
A 25 segundos chegou Campos, a sprintar para o 14.º posto, com o selecionador, José Luís Algarra, a lembrar a recente lesão que a corredora lusa sofreu, com uma clavícula partida já este ano, conseguindo "um resultado muito merecido".
"Estou bastante feliz com o resultado. Tendo em conta a época difícil que tive e os poucos dias de competição neste ano, acho que é muito bom", declarou a ciclista.
Beatriz Pereira, a outra sub-23 lusa em prova, teve um dia mais difícil, devido à má colocação, acabando em 73.º, a mais de seis minutos de Pluimers.
No sábado, o grande destaque vai para o pelotão de elite feminina, com Maria Martins como única representante nacional, depois do sexto lugar em 2022, numa prova com 131,3 quilómetros entre Meppel e Wijster, com a mesma passagem no circuito em torno do Col du Vam.
No mesmo dia, Daniel Moreira, José Miguel Moreira, Manuel Marques e Tiago Santos correm a prova de juniores masculinos, com 111 quilómetros.
Leões jogam continuidade na Challenge Cup
Ciclista norueguês, campeão mundial de contrarrelógio em 2022, assinou pela equipa britânica por três temporadas
Equipa belga fará a 18.ª participação consecutiva na prova
Avança a imprensa belga
Clube histórico foi relegado para a Taça Sul-Americana na próxima temporada
Antigo jogador do Paris SG diz que o argentino mudou e se está a revelar
Treinador português orienta o Al Gharafa desde outubro do ano passado
'The Times' diz que ideia será discutida na próxima reunião do organismo