Roglic cumpriu os 204,1 quilómetros entre Carpi e San Luca em 4:49.44 horas, menos um segundo do que o compatriota Tadej Pogacar (UAE Emirates), segundo, e o britânico Simon Yates (Jayco-AlUla), terceiro.
A história da corrida, a caminho do último Monumento da época, a Volta à Lombardia, e do terceiro triunfo de 'Rogla' em San Luca acabou ensombrada pela confirmação, pela voz do próprio, de que vai deixar a Jumbo-Visma em que corre desde 2016.
"Não quero dizer nada, só confirmar que deixarei a equipa. Mas queremos falar depois das corridas, agora quero seguir concentrado", declarou, antes ainda da partida.
A própria equipa confirmou a notícia que já vinha sendo falada nos últimos dias na imprensa especializada, também devido a rumores de que esta formação, que venceu as três 'grandes Voltas' em 2023, se pode fundir com a Soudal-QuickStep, outra das 'potências' do ciclismo.
"Depois de uma viagem memorável em conjunto, a equipa dá a Roglic a oportunidade de perseguir as suas ambições noutros lugares futuros. Antes, concentrar-se-á na corridas em Itália", pode ler-se na conta dos neerlandeses na rede social 'X' (ex-Twitter).
Aos 33 anos, o campeão olímpico de contrarrelógio é o vigente vencedor da Volta a Itália e já venceu por três vezes a Volta a Espanha, apresentando um palmarés com 80 vitórias profissionais, pouco 'alcançável' por outros rivais.
Só este ano, além do Giro, venceu o Tirreno-Adriático, no qual ganhou três etapas, mais duas tiradas e a geral final da Volta à Catalunha, a Volta a Burgos (com as duas etapas conquistadas 'da praxe') e duas tiradas na Vuelta (em que soma 12 no total), que acabou em terceiro atrás de dois companheiros de equipa.
Norte-americano e alemão ombrearam na estrada
Revelação foi feita na apresentação das três etapas inaugurais da prova
Ciclista norueguês, campeão mundial de contrarrelógio em 2022, assinou pela equipa britânica por três temporadas
Equipa belga fará a 18.ª participação consecutiva na prova
Jean-Clair Todibo pertenceu aos quadros da equipa catalã entre 2019 e 2021, antes de rumar ao Nice
Veículo do jogador argentino foi intercetado pela polícia
Titulares indiscutíveis de Benfica e FC Porto, respetivamente, estão em final de contrato
As águias já contrataram Prestianni e seguem Rollheiser; Os leões veem em Ousmane Diao um novo Diomande