Ciclista suíça sofreu uma queda e tardou em ser assistida: ausência só foi detetada na linha de meta
A União Ciclista Internacional (UCI) vai retirar o dorsal 84 na prova feminina de fundo de juniores em homenagem a Muriel Furrer, a suíça de 18 anos que morreu em 2024 nos Mundiais de estrada, anunciou esta sexta-feira o organismo.
"Em homenagem a Muriel Furrer, a UCI decidiu que, no futuro, o dorsal 84 usado pela ciclista suíça durante os Campeonatos Mundiais de ciclismo de estrada e paraciclismo de 2024, em Zurique, na Suíça, não voltará a ser utilizado na prova de fundo júnior feminina", lê-se no comunicado.
Em 26 de setembro de 2024, a ciclista helvética sofreu uma queda, durante a corrida de fundo feminina para juniores dos Mundiais de estrada, marcada por chuva intensa, e tardou em ser assistida, uma vez que a sua 'ausência' só foi detetada na linha de meta.
Furrer, que deslizou para fora do percurso, foi retirada de helicóptero "em estado muito crítico", após sofrer "uma lesão grave na cabeça", e acabou por morrer no hospital universitário de Zurique, no dia seguinte.
"Um ano depois, os nossos pensamentos ainda estão com ela, os seus entes queridos e sua federação, a Swiss Cycling. Para homenagear Muriel, a UCI decidiu que o número de corrida que ela usou durante o evento nunca mais vai ser atribuído na prova de estrada júnior feminina dos Mundiais", afirmou o presidente da UCI, David Lappartient, citado no mesmo comunicado.
A prova de fundo feminina para juniores dos Mundiais de estrada da edição de 2025 vai ser disputada no sábado, em Kigali, no Ruanda, onde decorrem os campeonatos.
Depois da morte de Furrer, a UCI decidiu implementar um sistema de localização GPS nas bicicletas dos ciclistas, de todas as categorias, nestes Mundiais.
Ciclista suíça sofreu uma queda e tardou em ser assistida: ausência só foi detetada na linha de meta
Daniel Lima, Daniel Moreira, Gabriel Baptista e Lucas Lopes foram o quarteto nacional
prova decorre até domingo no Ruanda
Avançado holandês, ex-Sporting, sofre de problemas cardíacos
Espanhol vai pendurar as chuteiras aos 37 anos
Notícia é avançada pela imprensa egípcia
Imprensa britânica avança que a decisão deverá ser tomada na próxima semana