Volta ao Algarve: Ayuso vence no Malhão e confirma triunfo com Almeida a fechar em 3.º da geral

Português ainda atacou mas foi quarto na última etapa

Seguir Autor:

Ayuso vence no Malhão e conquista a Volta ao Algarve
Ayuso vence no Malhão e conquista a Volta ao Algarve • Foto: FCP

Juan Ayuso (Lidl-Trek) venceu a última etapa da Volta ao Algarve, no alto do Malhão, e confirmando por isso o triunfo final naquela que foi a sua estreia na temporada de 2026.

O espanhol bateu ao sprint Oscar Onley (Ineos), com Paul Seixas (Decathlon) a ser terceiro na meta.

Já João Almeida (Emirates) foi quatro na etapa, a quatro segundos, ele que testou as suas pernas e a dos adversários na primeira passagem pelo Malhão, a cerca de 38 km do final, para depois nos últimos dois quilómetros da tirada voltar a ser protagonista, impondo o ritmo no já reduzido pelotão. Depois foi a vez de Matthew Richitello (Decathlon) fazê-lo, mas nem o português nem o norte-americano foram capazes de levar a intenção até ao fim.

A etapa ficou marcada por fugas, com o francês Julian Alaphilippe (Tudor) a ser o último resistente, depois de Max Schachmann (Red Bull) sofrer uma queda aparatosa a 35 km da meta, numa curva, quando era o virtual camisola amarela e seguia isolado com o francês. Ficou mal-tratado, foi assistido e prosseguiu, terminando em 85.º a mais de 11 minutos. Com a queda, Tomas Contte (Aviludo) garantiu de imediato a vitória na classificação da montanha, já que só o alemão ameaçava a camisola azul.
Alaphilippe foi alcançado a 16 km para a meta e à passagem pela penúltima subida, de terceira categoria, pelo quarteto perseguidor, da qual fazia parte o francês Kévin Vauquelin (INEOS), que chegou a colocar em perigo o terceiro lugar de João Almeida, e Florian Lipowitz (Red Bull).

Vauquelin e Lipowitz destacaram-se depois na frente da corrida, com o pelotão já reduzido e com os principais favoritos a seguir nesta altura a mais de meio minuto.

Mas a diferença foi reduzindo para serem alcançados já dentro dos dois quilómetros finais.

Nas contas da geral, Juan Ayuso, que envergou a camisola amarela após a terceira etapa, o contrarrelógio, sobe ao pódio com Paul Seixas (a 14 segundos) e João Almeida (a 59 segundos).

Nas restantes classificações  Juan Ayuso levou também a camisola dos pontos, Paul Seixas a da juventude, e Tomas Conte, da Aviludo, a arrebatar a montanha.

Confira i as classificações.

A carregar o vídeo ...
João Almeida e o 3.º lugar na Volta ao Algarve: «Estou em forma»
1
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Ciclismo Notícias
Notícias Mais Vistas